Repórter News - reporternews.com.br
Estudantes farão protesto em frente a prefeitura de Cuiabá na próxima terça
Movimentos sociais se mobilizam pela internet para o “Ato em repúdio aos vetos do prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB)” em relação aos 4 projetos de lei (PL) relativos ao transporte público. A manifestação será realizada na terça-feira (13), às 8h, na praça Alencastro em Cuiabá.
No mesmo dia, estudantes, trabalhadores e população em geral que irão participar do ato esperam que os vetos sejam apreciados e derrubados pelo Legislativo. Entre os PLs está previsto o passe livre para alunos de pós-graduação.
Até a manhã de ontem, 226 pessoas estavam confirmadas para ato público. Um dos organizadores, o estudante de ciências sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fabrício Paz, 21, diz que o objetivo é pressionar os vereadores pela derrubada dos vetos. “O movimento acredita que o prefeito defende o lucro dos empresários”.
Fabrício avalia que a política do transporte público na Capital precisa ser revista e garantir acesso àqueles que têm dificuldades para pagar a passagem. Um dos meios de democratizar o sistema é iniciar pela criação do Conselho Municipal de Transporte, que contaria com representantes de todas as esferas, inclusive dos usuários.
Apoiam o ato em torno de 40 entidades de movimentos sociais, segundo o estudante. Devido às manifestações e críticas à política do transporte público, Fabrício diz que ele e mais 3 pessoas foram ameaçadas por meio de cartas anônimas.
Ontem o grupo iria registrar boletim de ocorrência. Entre os PLs que o movimento busca aprovação está a proibição das empresas exigirem que motoristas façam a função cumulada de cobradores, ampliação do benefício do passe livre para estudantes em qualquer horário nos dias que as instituições informarem atividades educacionais, esportivas e culturais, estender o passe livre a estudantes de cursos profissionalizantes e pré-vestibulares e garantia de pagamento da passagem também com dinheiro.
Fonte:
Consultor Jurídico
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12584/visualizar/
Comentários