Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Junho de 2010 às 09:18
Por: Fernando Duarte

    Imprimir


Cento e cinquenta índios da etnia Enawenê-nawê fizeram protesto em Sapezal (480 km a noroeste de Cuiabá) contra a construção das 8 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no rio Juruena. Os índios exigem compensações financeiras permanentes por possíveis problemas na pesca na região.

O chefe do Núcleo de Apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Juína, Antônio Carlos Ferreira de Aquino, disse os indígenas não tinham um valor definido para as compensações. Além da fundação, o procurador da República Mário Lúcio Avelar, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Casa Militar se reuniram com os manifestantes.

O secretário-adjunto da Sema, Salatiel Alves Araújo, destacou que foram feitos estudos de impacto ambiental na região e nenhum problema foi indicado. "Como a questão era falta de peixe, os empresários sugeriram dar a compensação em forma de alimento, mas eles não aceitaram, querem em dinheiro".

Há cerca de 15 dias, o leito do rio Juruena começou a ser desviado e os Enawenê-nawês apontam esse procedimento como a causa da diminuição de peixe. No entanto, segundo o secretário-adjunto, em 2008 e 2009 (sem as PCHs estarem em funcionamento) os índios já reclamavam da falta do alimento. "Do ponto de vista técnico, não houve problema. Mas na cultura deles há uma associação entre o empreendimento e a falta de peixe". Até o fechamento da edição o acordo com os índios não foi definido.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126150/visualizar/