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Quarta - 23 de Junho de 2010 às 14:33
Por: Ubiratan Braga

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Os constantes e infindáveis conflitos entre alunos, diretores, familiares e professores chegando, às vezes, à fatalidade são atos que todo o Brasil está habituado a vivenciar, e por fim, revoltar-se quando se repete em várias escolas. Em Mato Grosso, o tema preocupa o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), que pretende, através do Governo, criar programa de acompanhamento social e psicológico na rede de ensino estadual.

A proposta do parlamentar foi apresentada, por intermédio de indicação na sessão noturna da terça-feira (22.06) e objetiva demonstrar a necessidade de prestar serviços de psicologia e de assistência social nas escolas mato-grossenses.

O deputado Riva argumentou que inúmeros países que tiveram experiências com êxito no processo de universalização do ensino contaram com programas de atendimento social e psicológico escolar.  “Além de contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, esse tipo de acompanhamento ajuda a família e o estudante a reduzir as consequências negativas que surgem dos problemas familiares, das perspectivas individuais e outros distúrbios comportamentais e sociais apresentados”, disse.

Para o presidente, o aumento das relações conflituosas e danosas entre a comunidade escolar pode ser evitado por meio de mecanismos que diminuam as constantes repetências e evasão escolar, fatores que estão diretamente ligados às condições sócio-econômicas e culturais, além do que dificulta a aprendizagem e provoca insuportáveis relacionamentos.

O parlamentar lembrou que tramita no Senado, um projeto de lei da Câmara (PLC) nº 60, de 2007, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de assistência social nas escolas públicas de educação básica. A proposta é justificada pela necessidade de diminuir a evasão escolar, apoiar a ação dos professores e prevenir o uso de drogas.

“Queremos reduzir os problemas enfrentados nas escolas públicas estaduais aumentando assim, a qualidade de ensino e das relações entre alunos, professores, dirigentes e família”, concluiu Riva.






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