O Grupo C do Mundial da África do Sul será definido nesta quarta-feira, às 11h (de Brasília), com dois jogos decisivos. Em Port Elizabeth, a Inglaterra recebe a surpresa eslovena, líder da chave, e precisa vencer para espantar o fantasma da eliminação precoce, algo que não acontece desde a Copa de 1958. Já os Estados Unidos encaram os argelinos, em Pretória, com a necessidade do triunfo para repetir a boa campanha da Copa das Confederações, quando foram vice-campeões.
A Eslovênia está na primeira colocação do grupo com quatro pontos, seguida dos americanos e dos ingleses, com dois (a equipe da América do Norte vence no critério de desempate, com três gols marcados, contra um dos britânicos), e da Argélia, com um. Todas as seleções têm chances de classificação nos duelos desta quarta.
Eslovênia x Inglaterra - confronto da zebra contra a tradição
Inglaterra e Eslovênia entram em campo no Estádio Nelson Mandela Bay para disputarem uma vaga nas oitavas de final do Mundial de 2010. Os eslovenos dependem apenas de um empate para garantirem sua presença na próxima fase, mas enfrentarão o poderoso time inglês de Gerrard, Terry, Lampard e Rooney.
No entanto, apesar dos grandes nomes no elenco, a seleção britânica ainda não mostrou a que veio e, por enquanto, decepcionou com dois empates (1 a 1 com os Estados Unidos e 0 a 0 com a Argélia). Tida como uma das favoritas o título, a Inglaterra terá no embate desta quarta sua última chance de provar sua força em campo, e jogará com o retrospecto ao seu favor contra a surpresa Eslovênia.
A história se repete? - nas Copas de 86 e 90, os ingleses também penaram para avançar e conquistaram o feito apenas nas últimas rodadas de suas chaves. No México, somou apenas um ponto nos dois primeiros embates e se classificaram apenas no duelo decisivo contra a Polônia (vitória por 3 a 0). Na Itália, a campanha é semelhante, com dois empates nos encontros iniciais, e somente após triunfo por 1 a 0 sobre o Egito que a Inglaterra confirmou a classificação. Depois, acabaram semifinalistas.
Tabus britânicos - foi na distante Copa de 1958, na Suécia, que a Inglaterra caiu pela segunda e última vez na primeira fase (a primeira foi em 1950, no Brasil). Depois disso, foram nove Mundiais, e em todos os "inventores do futebol moderno" conseguiram chegar nas fases finais. Além disso, a Inglaterra só foi derrotada uma vez na última rodada da fase de grupos de um Mundial: foi em 1950, quando perdeu da Espanha por 1 a 0.
David x Golias - pelo menos em população e em extensão territorial, a Eslovênia é minúscula perto da Inglaterra. São 20.273 km² de área e apenas cerca de dois milhões de habitantes, contra área de 130 395 km² (equivalente a 6 países eslovenos e meio) e população de mais de 50 milhões de pessoas no país adversário.
Inexperiente - a Eslovênia disputa apenas sua segunda Copa desde que se tornou independente da Iugoslávia em 1991, enquanto os ingleses estão na 13ª, com um título (em 1966). Em 2006, os eslovenos não passaram nem da primeira fase, onde não conquistaram nem um ponto sequer.
Estados Unidos x Algéria - pela segunda vaga do grupo
Americanos e argelinos se enfrentam no Estádio Loftus Versfeld no mesmo horário do outro jogo da chave. Os Estados Unidos precisam de uma vitória simples para avançarem, enquanto os africanos necessitam ganhar e ainda torcer para uma combinação de resultado na outra partida da chave.
Para a equipe do norte da África avançar, além do próprio triunfo, precisa de qualquer vitória da Eslovênia sobre a Inglaterra, ou um empate, ou vitória dos ingleses, mas nesse caso contaria com um desempate no saldo de gols com o país da antiga Iugoslávia, já que ambos somariam quatro pontos.
Vingança americana - em 2006, os Estados Unidos chegaram à última rodada do Grupo E precisando vencer outro país africano para se classificar, mas acabou derrotado por Gana pelo placar de 2 a 1 e deu adeus à competição na última posição da chave.
A maldição do terceiro jogo - os Estados Unidos jamais venceram ou sequer empataram em um terceiro jogo de Copa do Mundo. Perdeu em todas as sete vezes que disputaram essa partida (em 1934, foram eliminados no primeiro embate).
Em busca da primeira vez - a Argélia jamais avançou às fases eliminatórias nas duas Copas em que disputou. Chegou com chances de classificação no terceiro jogo nas duas vezes (em 1982 e em 1986). Na primeira, na Espanha, venceu o Chile por 3 a 2 e só não avançou porque a Áustria "entregou" para a Alemanha e perdeu por 1 a 0, classificando os dois países. Já no México, precisava vencer a Espanha, mas perdeu por 3 a 0 e deu adeus àquele Mundial.
Comentários