Nas definições dos Grupos A e B da Copa do Mundo, jogos emocionantes definiram os dois primeiros confrontos das oitavas: Argentina x México e Uruguai x Coreia do Sul. O site da Fifa destaca a festa dos classificados e também a tristeza dos sul-africanos - que acabaram se tornando os primeiros países anfitriões de uma Copa na história a não avançar para as oitavas de final - e de nigerianos, que se juntam a Camarões na lista de equipes do continente eliminadas do Mundial.
O texto destaca que os sul-africanos lutaram muito e viram o sonho se tornar palpável quando abriram dois gols de vantagem diante de uma França com um jogador a menos, mas que o gol de Florent Malouda acabou com as possibilidades dos Bafana Bafana, de um emocionado técnico Carlos Alberto Parreira. O "infeliz" final para a passagem de Raymond Domenech à frente da França pouco após do corte por indisciplina de Nicolas Anelka também foi lembrado.
A campanha 100% da Argentina no Grupo B também foi destaque, com dois recordes peculiares para os argentinos: Messi tornou-se o mais jovem capitão de uma equipe na Copa do Mundo na partida desta terça diante da Grécia - que tem o técnico mais velho da história das Copas, já que Otto Rehhagel está com 72 anos -, com 22 anos e 363 dias.
E em sua primeira Copa do Mundo, o atacante Martín Palermo mostra que manteve a sua estrela, ao se converter como o atleta mais velho a marcar pela Argentina em um Mundial, com 36 anos e 277 dias. O reencontro com o México nas oitavas - como aconteceu na Alemanha, em 2006 - também foi lembrado.
A sólida defesa uruguaia, que ajudou o time a conquistar a liderança do Grupo A sem nenhum gol sofrido e o incrível gol perdido pelo atacante Yakubu, no confronto contra os sul-coreanos - que a Fifa recordou que poderia ter levado os nigerianos à próxima fase - também marcaram esta terça, de muita tristeza para o futebol africano, que sedia a Copa pela primeira vez e já vê três das suas cinco representantes fora das oitavas de final.
Comentários