Evento foi marcado pela apresentação de quadrilhas com pessoas de todas as idades
Milhares lotam Forró na Praça em Nortelândia
Terminou com resultado muito positivo a segunda edição do Forró na Praça, evento que reúne as escolas estaduais e municipais de Nortelândia, organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Criado no ano passado, para integrar a comunidade escolar o Forro na Praça se transformou em um dos principais eventos turísticos da cidade, atraindo milhares de pessoas de toda a região e movimentando o comercio local de hotelaria, lanchonetes, combustíveis, confecções e afins, gerando renda e empregos temporários nos setores envolvidos. Aconteceu apresentação de quadrilhas do grupo de idosos Santana, infantil e adulto, além de grupos de dança local que atraíram á atenção das pessoas que freqüentaram os dois dias de festa.
De acordo com a Policia Militar e Policia Civil nenhuma ocorrência foi registrada no recinto da Praça Edgar de Araújo, fruto da segurança oferecida pelos organizadores e do espírito de diversão saudável de moradores e visitantes, o que foi mais uma vez apontado pelos responsáveis como fator preponderante para o sucesso de qualquer evento. A Secretaria Municipal de Educação, Marlene Júlia Scarpat, destacou que o evento já figura no calendário oficial como fonte de movimentação da economia, fortalecendo o comércio local. “O forró na praça está sacramentado com apenas duas edições e posso afirmar que a organização e envolvimento de todos os profissionais da educação são responsáveis pelo sucesso do evento, todos foram muito importantes e deram um show nas apresentações” elogiou ela.
O evento integra o calendário oficial do município, do qual fazem parte o Carnaval de Praia, Festa de Santana, Festival de Praia, Réveillon e Festival de Pesca, no total são seis eventos que recebem atenção especial do executivo por que são capazes de aquecer o comércio. Para o próximo ano, está sendo organizada uma Feira Agroindustrial inédita na região, para expor os arranjos produtivos locais incentivados pela atual gestão, que está reformando o Parque de Exposições da cidade, através de uma parceria com a iniciativa privada. A feira servira para divulgar o potencial econômico da cidade descoberto na atual gestão, como as indústrias de açúcar mascavo, farinheira, laticínios, confecções através de facções, cerâmica artesanal, fabricação de bolsas, indústria de sapatos e pedras preciosas, por exemplo, estas duas últimas em fase de implantação e que deve se tornar outra grande fonte de renda das famílias Nortelandênses.
O prefeito municipal, Neurilan Fraga, fez questão de ressaltar que sua administração tem atuado em todas as áreas de forma paralela, desde garantindo obras essenciais a população, como fomentando o turismo e impulsionando o desenvolvimento econômico e social local. “Nossa preocupação é com a economia, que estamos conseguindo fomentar, mas paralelamente trabalhamos outras áreas da administração pública, de forma que estamos obtendo resultados importantes” classificou Fraga.
O Chefe do Poder Executivo disse ainda que ficou surpreendido com o sucesso do Forró na Praça, que superou as expectativas e o resultado obtido no ano passado. Para ele, eventos deste porte, sem fins lucrativos e que reúnem toda a sociedade, principalmente a comunidade escolar são importantes também, por que desenvolve o espírito de equipe e cooperação entre todos.
Não só a população e os visitantes estão elogiando, como também os comerciantes, que obtiveram um ótimo resultado com as vendas feitas no período de preparação e realização do evento. É o caso da empresária Genialda de Souza Ribeiro, proprietária de ponto comercial no entorno da praça. “Vendemos muito bem, aliás, estes eventos são muito bons para todos nós, pois aquece a economia e movimenta a cidade, todo mundo sai ganhando” elogiou ela.
O forró na praça foi animado pelas Bandas Terra, Trio Nordestino Cheiro de Forró e Banda Sant’ana, que animaram mais de dez mil pessoas, segundo cálculo da Policia Militar, nos dois dias de festa, sendo que no sábado mais de seis mil pessoas lotaram a praça central da cidade, com gente de Cuiabá, Tangara da Serra, Nova Olímpia, Campo Novo do Parecis, Denise, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Alto Paraguai, Diamantino, Novo Diamantino, São José do Rio Claro, Nova Mutum, entre outras.
Comentários