TSE realizará reunião com parceiros na divulgação dos resultados das Eleições 2010
Os veículos de comunicação interessados em firmar parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado das Eleições 2010 estão convidados a participar de reunião promovida pelo tribunal no próximo dia 24 para conhecer o funcionamento do projeto. A reunião acontece a partir das 14h30 no auditório do TSE, localizado no segundo andar do edifício principal.
A parceria na divulgação dos resultados está prevista na Resolução 23.218 (artigo 162, parágrafo 3º) que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições. Durante a reunião, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE apresentará o modelo do projeto e a infraestrutura necessária para o recebimento dos dados. Por isso, a STI recomenda a presença de técnico da área de tecnologia da informação de cada veículo interessado.
Após a reunião será aberto o prazo para que os veículos oficializem seu cadastro junto ao TSE e preencham um formulário de inscrição. O formulário será distribuído durante a reunião e também será enviado por e-mail mediante solicitação. O encerramento das inscrições será no dia 4 de agosto.
O TSE firma parcerias com empresas para facilitar e agilizar a divulgação dos resultados das eleições. Desta forma, qualquer pessoa interessada tem como acessar os resultados de forma rápida e segura em sua própria casa, apenas indicando o servidor cadastrado por meio do qual deseja baixar o software que viabiliza o acesso aos dados. Caso os resultados ficassem concentrados apenas no site oficial de divulgação do TSE, a multiplicidade de acessos poderia causar congestionamento do sistema.
Além dos portais de internet, o TSE também faz parceria com emissoras de rádio e televisão e jornais de grande circulação. O TSE é responsável pelas parcerias com veículos de âmbito nacional. As parcerias com veículos de comunicação de âmbito regional devem ser firmadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Exigência técnica
Para que a parceria seja firmada, é preciso que as empresas candidatas atendam a requisitos técnicos que serão especificados pelos técnicos da STI do TSE na ocasião da reunião.
As empresas que se tornarem parceiras deverão se comprometer a tornar disponíveis os arquivos de dados recebidos em servidor web da internet para serem acessados pelos usuários. Também deverão fornecer os resultados apurados sem quaisquer ônus para os interessados.
Comentários