O valor é baseado na estimativa conservadora do ministério do Turismo sul-africano, na qual cada visitante irá gastar 12 mil rands (R$ 2,8 mil) durante sua estadia no país, informou o jornal Times Live. De acordo com o Departamento de Administração Interna, chegaram 456 mil pessoas nos primeiros sete dias de competição, especificamente por causa do torneio da Fifa.
Uma pesquisa do instituto Grant Thornton prevê que o Mundial irá lançar na economia 93 bilhões de rands (R$ 21,9 bilhões). Principal pesquisadora do local, Gillian Saunders afirmou que a maior parte do dinheiro foi gasto com turismo, principalmente com hotéis, empresas aéreas, bares, shoppings e restaurantes.
O chefe do comitê organizador local, Danny Jordaan, espera ainda uma "segunda onda" de visitantes para a fase de mata-mata da Copa, acrescentando que estão muito animados por receber turistas de países como Chile, Uruguai e México. Jordaan cita o exemplo desses últimos. Segundo o dirigente, de 300 mexicanos por ano, a África do Sul já recebeu 15 mil, e espera-se que esse número chegue a 25 mil se os latinos avançaram para as oitavas de final.
Até mesmo os sul-africanos estão gastando mais do que a média. O líder da Câmera de Comércio e Indústria sul-africana, Neren Rau, afirmou que os feriados escolares contribuíram para o fenômeno.
Comentários