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Sexta - 18 de Junho de 2010 às 13:02

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As obras para instalação dos trilhos da Ferronorte entre Alto Araguaia e Rondonópolis estão a todo vapor. Com os serviços retomados há 90 dias, a previsão é de que até ano que vem já estejam funcionando os dois novos terminais de carregamento de grãos planejados para os municípios de Itiquira e Rondonópolis, com capacidade para receber a carga de centenas de caminhões diariamente. O cronograma gera uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico e social entre moradores da região. Para os produtores rurais, a linha férrea é uma redenção esperada há anos para reduzir os custos de produção.

As obras foram conferidas in loco pelo pré-candidato ao Senado Blairo Maggi (PR), em meio ao estradeiro por municípios da região Sul do Estado. O trecho de 260 quilômetros de ligação entre Itiquira e Rondonópolis está dividido em quatro lotes de obras, para acelerar o andamento do projeto. O processo de implantação está na primeira fase, de terraplanagem, e será seguido pelo revestimento com cascalho e finalizado com a implantação dos trilhos. A expansão da malha ferroviária foi assumida pela concessionária América Latina Logística (ALL), concessionária da ferrovia, com recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A expectativa é que o novo trecho impulsione o escoamento da safra mato-grossense de 2012, complementando o transporte da produção já realizado pelos terminais de carregamento da Ferronorte existentes no Estado, em Alto Taquari e Alto Araguaia - que escoam mensalmente 950 mil toneladas de grãos.

“O novo terminal irá gerar 200 novos empregos em Itiquira no ano que vem. Onde há logística, chega o desenvolvimento. Estamos muito otimistas com a retomada das obras”, afirma o prefeito de Itiquira, Ernani Sander (PSDB). Nesta quinta-feira (17), o prefeito e o pré-candidato ao Senado Blairo Maggi visitaram o trecho onde maquinários já começam a dar forma na planície que será percorrida em breve pelos vagões de trem. “Reconhecemos que o Blairo teve um envolvimento fundamental para que a implantação da ferrovia se viabilizasse e fosse retomada este ano”, afirmou Sander.

O ex-governador de Mato Grosso se impressionou com o andamento da obra. “Não é mais a promessa de uma ferrovia, e sim a concretização dela. São empregos diretos e indiretos que serão gerados, além do crescimento na arrecadação do município com a circulação de produtos, o que permite mais investimentos para a qualidade de vida da população”, observa Maggi.

Após anos de espera, a chegada prevista da linha até Rondonópolis é a conclusão de parte de um projeto. Contudo, segue a reivindicação para que os trilhos cheguem até Cuiabá - um incremento de 200 quilômetros na via. A proposta é liderada pelo “Movimento Pró-Ferrovia em Cuiabá”, que solicita a inclusão do trecho no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. A bandeira conta com o total apoio de Maggi. “Vamos nos esforçar no que for preciso para que os trilhos da ferrovia cheguem também até a Capital”, atesta.






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