Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Junho de 2010 às 09:00
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


Depois do tráfico de drogas, o tráfico de animais é o ilícito que mais movimenta operações policiais no Estado, segundo informações do comandante dos batalhões especializados, coronel PM Celmo Fernandes. Diante da demanda, a Polícia Militar Ambiental pretende realizar, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), 40 operações por ano, até 2015, com o objetivo de combater todos crimes ambientais.

Mato Grosso recebeu 5 viaturas do Ibama em um termo de cooperação técnica firmado ontem. Dos 9 estados contemplados, Mato Grosso foi a federação que teve a maior parte das 44 viaturas, segundo o diretor de licenciamento ambiental do órgão em Brasília, Pedro Alberto Bignelli. "O critério de escolha baseou-se na importância do combate e no histórico de desmatamento do Estado". Ele ressaltou ainda que somente no ano passado, registrou-se queda de 60% nas taxas de desmatamento do Estado.

Desativado por alguns anos, o Batalhão ambiental conta atualmente com um efetivo de 75 homens para uma extensão territorial de mais de 9 mil km quadrados. De acordo com o coronel Celmo Fernandes, até fevereiro de 2011 esse número subirá para 300 homens.

A intenção, segundo ele, é atuar em 2 frentes: na conscientização e educação ambiental da população e no combate ostensivo às práticas de desmatamento e tráfico de animais. Para isso, o novo batalhão já conta com 8 kits compostos de barcos, aparelhos de GPS, entre outros equipamentos, conseguidos por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O efetivo deverá atuar nos 3 biomas do Estado: floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal. Eles serão distribuídos nas regionais do interior de acordo com a demanda de cada localidade, segundo o comandante geral da PM, Osmar Lino Farias.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127004/visualizar/