Em 24h, bombeiros apagam 20 focos na Grande Cuiabá
A temporada de queimadas urbanas definitivamente começou. Em 24 horas, o Corpo de Bombeiros fez 20 atendimentos na região de Cuiabá e Várzea Grande. Mas o número, apesar de expressivo, ainda é menor se comparado ao do mesmo período do ano passado. As informações são do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Alexandre Rodrigues.
“Esse número de atendimentos já era esperado. Em 2009 choveu bastante, então tem mais vegetação neste ano sujeita a queimadas. Além disso, estamos no período de seca, os casos vão aumentar”, explicou.
De acordo com ele, o Corpo de Bombeiros está em preparação para intensificar as ações contra as queimadas. “O processo licitatório para a locação de caminhões-pipa está em andamento, e o treinamento de brigadistas voluntários começará assim que esse processo estiver terminado”, garantiu. O objetivo da corporação é aumentar o poder de combate ao fogo do Corpo de Bombeiros.
Apesar da demanda imediata, o projeto Quadrante, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), que tem o objetivo de prevenir os danos à saúde provocados pelas queimadas, só deve ser colocado em prática em julho. Enquanto não começa o combate efetivo às queimadas, os integrantes do projeto continuam os trabalhos de conscientização e fiscalização em Cuiabá.
E a situação climática deve piorar. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta sobre a baixa umidade relativa do ar, que vai estar abaixo de 30% durante esta quinta-feira nos centros sul e leste de Mato Grosso.
A Defesa Civil também recomenda que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e 16h, umidifiquem o ambiente, aumentem a ingestão de líquidos, façam refeições leves, permaneçam em locais protegidos do sol e usem roupas leves.
Comentários