Padarias ‘lacradas’ em Cáceres
Duas padarias foram interditadas esta semana em Cáceres pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Efetuando fiscalização de rotina em estabelecimentos comerciais, a equipe foi aos dois estabelecimentos atendendo a denúncias de pessoas que se identificaram apenas como clientes dos locais. As denúncias originaram uma operação de fiscalização nas padarias de Cáceres.
A equipe de fiscalização sanitária chegou a se surpreender com a situação de funcionamento das duas padarias interditadas. “Foram encontradas várias irregularidades sanitárias”, informou a coordenadora da Visa, Arlene Alcântara. “Tanto na estrutura física como em itens referentes à saúde do trabalhador, medidas de higiene, manipulação de alimentos e outros fatores que comprometem em potencial a qualidade dos produtos vendidos à população”.
Os itens irregulares mais graves destacados pela equipe de fiscalização foram sujeira encontrada em toda a área de manipulação e maquinários; maquinários velhos e sem manutenção; teto sujo e sem forro, com acúmulo de sujeira e mofo; piso inadequado e sujo; acúmulo de lixo no local de produção; irregularidades nas instalações elétricas e hidráulicas; armazenamento de matéria-prima e produtos em locais inadequados e sujos, além de indícios de presença de vetores, como fezes.
Das duas padarias interditadas, uma sanou as irregularidades em 24 horas e outra permanece com a área de produção interditada.
Comentários