Marina afirma que Lula acertou ao dar aumento para aposentados
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou a decisão correta ao sancionar o aumento de 7,7% para os aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais de um salário mínimo.
"Neste momento, precisamos fazer as escolhas certas entre o que se deve gastar justamente e decidir com sabedoria cortar os gastos menos necessários", afirma a candidata em nota.
Marina lembrou que já tinha se manifestado pelo aumento e pelo veto do fator previdenciário, como fez Lula.
"Para viabilizar esse aumento, precisamos estabelecer prioridades e cortar gastos de menor qualidade."
O reajuste custará R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos este ano, segundo informações do Ministério da Fazenda.
O aumento será processado na folha de pagamento de julho, que será paga em agosto. Segundo nota do Ministério da Previdência, o valor retroativo a janeiro também será pago no mesmo mês dependendo da disponibilidade de recursos.
Desde janeiro eles vinham recebendo 6,14% de reajuste.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que, para manter o equilíbrio fiscal, haverá cortes em custeio e emendas parlamentares. "O presidente Lula nos liberou para fazer os cortes necessários, que vão compensar os 7,7%", disse.
A MP (medida provisória) enviada pelo Executivo ao Congresso concedeu o aumento de 6,14%, mas, pressionado por partidos aliados e com medo de uma derrota ainda maior, o governo cedeu e aceitou mudar o índice para 7% --o que corresponde à inflação de 2009 mais dois terços da alta do PIB de 2008.
Os deputados e as categorias de classe, no entanto, não ficaram satisfeitos, e propuseram o índice de 7,7%-- correspondente à inflação do ano passado mais 80% do crescimento do PIB. A proposta de aumento de 7,7% para os aposentados foi aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Comentários