Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Agosto de 2013 às 17:40
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


Carro do VLT que rodará em Cuiabá e Várzea Grande, durante testes, na Espanha
Carro do VLT que rodará em Cuiabá e Várzea Grande, durante testes, na Espanha
As primeiras unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), embarcam para Cuiabá na próxima semana. O secretário extraordinário da Copa (Secopa) em Mato Grosso, Maurício Guimarães, viaja neste domingo (11) para a Espanha com a finalidade de visitar as fábricas que estão construindo as composições e proceder o despacho dos primeiros carros, que rodarão em Cuiabá e Várzea Grande a partir do próximo ano. 


 
Em sua viagem à Espanha, o secretário conhecerá o sistema operacional do VLT e procederá a assinatura para a exportação dos vagões. “Daqui para a frente começamos a discutir a operação do VLT e acompanhar o embarque das 10 primeiras composições, de um total de 40 que foram contratadas para rodar em Cuiabá e Várzea Grande”.


 
“Vamos conhecer o sistema VLT da Espanha em operação. Poderemos vivenciar como funciona a operação, sistema de controle como é parte da manutenção e como são feitas as integrações. Enfim, conhecer como é feita a gestão de um sistema tão moderno e complexo como é o VLT para que possamos dar início, a partir de setembro, do sistema e o modelo de operação que vamos adotar na região metropolitana”, revelu o secretário.


 
Guimarães ressaltou que a operação, embora não seja complexa, exige muita responsabilidade. “Isso porque trata-se de um sistema novo. É o primeiro VLT da América Latina genuíno no padrão europeu e no sistema que é o mais moderno do mundo. Então, desde cedo temos que estar conhecendo, discutindo e formando novos operadores, maquinistas e mecânicos de manutenção. Tudo isso iremos conhecer in loco na Espanha. Pretendemos trazer a experiência dos VLTs, não só da Espanha mas como de alguns países da Europa para que possamos fazer operação de sucesso como nos demais países que têm o VLT”, ressalta o secretário.


 
A preparação das equipes e o treinamento é outra preocupação da Secopa. “Nós vamos trazer técnicos para treinar nossos operadores e mandar pessoas para vivenciar o VLT durante um período de 20 a 30 dias para que possamos ter nosso pessoal preparado para lidar com esse sistema moderno”.


 
O secretário da Secopa lembra que já foram enviados técnicos de Mato Grosso à Espanha para acompanhar todo o sistema e aprovar os veículos. “Os trens já foram certificados e estão prontos para embarcar. Para mim, será uma satisfação poder acompanhar o embarque dessas primeiras 10 composições que vai significar a materialização de uma realidade do sistema de transporte público na região metropolitana”.


 
Conforme o gestor da Secopa, as composições embarcam neste mês de setembro e devem chegar a Cuiabá em no máximo 60 dias. Um pátio, onde funcionará o centro de operações do VLT, em Várzea Grande – proximidades do aeroporto Marechal Rondon – está sendo preparado para abrigar as 40 unidades do VLT.


 
Escolhido como o modal do transporte da Copa do Mundo em Cuiabá, o sistema VLT, com duas linhas – Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro – deve ser entregue em março de 2014, conforme o cronograma estipulado pelo Governo do Estado. De acordo com levantamento do TCE, as obras estão 35% prontas e atrasadas.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12743/visualizar/