Japão cala críticos e surpreende Camarões em estreia
Bastante criticado pelos resultados ruins às vésperas da Copa do Mundo, além de contar com o importante desfalque de Shunsuke Nakamura, Japão surpreendeu Camarões e estreou no Mundial com vitória de 1 a 0, nesta segunda-feira. A partida foi realizada no Free State Stadium, em Bloemfontein.
No equilibrado panorama que se anuncia para o Grupo E, o Japão (vinha de cinco derrotas nos últimos seis jogos) conseguiu três pontos que podem ser decisivos, já que o segundo jogo é contra a fortíssima Holanda, que também venceu seu primeiro compromisso. Camarões, que pega a também zerada Dinamarca, jogará pela sobrevivência e para tentar cumprir a promessa de Samuel Eto"o: brigar pelo título da Copa.
Em campo, se viu as duas seleções com estilos fiéis ao seu passado recente. Japão bastante disciplinado, com todos os jogadores envolvidos na marcação e nas ações ofensivas, e Camarões pálido, sem muita criatividade e isolando seu melhor jogador do lado de campo.
O jogo
O primeiro tempo em Bloemfontein foi bastante movimentado, mas praticamente sem nenhuma oportunidade nítida de gol. Camarões repetiu a estratégia dos últimos meses e também utilizada na Inter de Milão, com Samuel Eto"o afastado da área e atuando como ponta direita, acompanhando o lateral adversário na marcação. Para piorar, o meio-campo de três volantes puros praticamente não criou.
Melhor no jogo, o Japão trocou mais passes e conseguiu entrar mais vezes na área de Camarões. Usando bem os lados do campo, principalmente com Matsui pela direita, os japoneses ainda contaram com a boa movimentação de Honda, segundo atacante com liberdade para aparecer em qualquer parte do gramado.
E foi nessa combinação que surgiu o gol japonês, o único real lance de perigo na primeira etapa. Matsui apareceu em boa condição após triangulação de passes, fintou Ekotto e cruzou de forma venenosa - a zaga camaronesa se atrapalhou e Honda, da pequena área, marcou aos 39min.
A crise de criação de Camarões só teve um alento quando Samuel Eto"o, logo depois da volta para o segundo tempo, resolveu tentar tudo sozinho. Da ponta direita, driblou toda a marcação e ofereceu o gol a Choupo-Mouting, que bateu para fora.
Com muita marcação e poucos lances efetivos, o jogo só provocou emoções em dois chutes de fora da área já perto do fim. Aos 35min, o capitão japonês Hasebe experimentou de fora, mas Souleymanou pegou. Logo depois, Camarões chegou bem perto de empatar: Mbia, que virou volante com a entrada do veterano Geremi, acertou o travessão em uma pancada que Kawashima só observou.
O Japão volta a ação em Durban no próximo sábado, dia 19, em difícil confronto com a Holanda e sua invencibilidade de 20 jogos. Camarões joga sua vida no Mundial contra a Dinamarca, no mesmo dia, em Pretória.
FICHA TÉCNICA
Japão 1 x 0 Camarões
Gol
Japão: Honda, a 39min do 1º tempo
Esquema Tático do Japão
4-4-2
Kawashima; Komano, Nakazawa, Tanaka e Nagatomo; Matsui (Okazaki), Hasebe (Inamoto), Abe e Endo; Honda e Okubo (Yano)
Técnico: Takeshi Okada
Esquema Tático de Camarões
4-3-3
Souleymanou; Mbia, N"Koulou, Bassong e Assou-Ekotto; Matip (Emana), Makoun (Geremi) e Enoh; Eto"o, Webo e Choupo-Moting (Idrissou)
Técnico: Paul Le Guen
Cartões amarelos
Camarões: N"Koulou e Assou-Ekotto
Árbitro
Olegario Benquerenca (Portugal)
Local
Free State Stadium, em Bloemfontein
Comentários