Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Agosto de 2013 às 23:42

    Imprimir


 vias de ser criado na Assembleia Legislativa, o bloco independente, articulado pelo deputado estadual Walter Rabello (PSD), já conta com 10 assinaturas. Sem querer adiantar nomes, Rabello ressalta que os seis deputados do PSD integram a lista. No entanto, existe a possibilidade de oposicionistas ao governo Silval Barbosa (PMDB), como Luciane Bezerra (PSB) e Zeca Viana (PDT), ingressarem no bloco para aumentar as forças, ou até mesmo, a criação de um bloco realmente oposicionista. Rabello afirma que bloco está de portas abertas, mas que atuação será de independência e não de oposição.


 
Mesmo com divergências, entre os entendimentos dos oposicionistas e dos independentes, é eminente a criação de um bloco com atuação mais pontual à gestão estadual. Além dos deputados do PSD, José Riva, Airton Português, Zé Domingos Fraga e Gilmar Fabris, também devem assinar o documento para criação do bloco, o deputado Guilherme Maluf (PSDB), Luiz Marinho (PTB), Antônio Azambuja e Ezequiel Fonseca, ambos do PP.


 
Ezequiel Fonseca afirma que grupo está sendo organizado, e que após sua concretização, já que há dois anos e meio se debate a possibilidade de criar este bloco independente, as matérias serão avaliadas com mais cautela, considerando que o governo, muitas vezes, pede regime de urgência nas suas pautas prioritárias, e os deputados acabam votando a toque de caixa.


 
Rabello defende a independência do grupo e destaca que a atuação oposicionista foge da proposta de criação do bloco. “A minha propositura é para criação de bloco independente, mas acontece que alguns deputados querem criar um bloco de oposição, porque não queremos fazer só oposição, e sim uma atuação para boa governabilidade”, ressaltou.


 
Deputado Zeca Viana considera que a criação deste bloco é reflexo da insatisfação com a gestão estadual. O deputado explica que sempre atuou com independência, assim como Luciane Bezerra, e que outros deputados começaram a buscar esta forma de atuação, como Ademir Brunetto (PT), Guilherme Maluf (PSDB), e agora os deputados do PSD. Viana disse ter sido crítico ao PSD atuar como independência por estar na base governista de Silval. “Conversei com Rabello para que ele pegasse uma autorização partidária para poder atuar com independência”, disse.


 
No entanto, Rabello ressaltou que as articulações possuem aval do deputado José Riva, secretário do partido no Estado, e afirmou que o PSD possui conhecimento da criação do bloco.


 
Viana considera como dificuldade que o PSD possua relação estreita com o PMDB de Silval. “Não podemos ter vínculo com o governo para sermos um bloco independente e liberal”, defende o deputado.


 
Para Viana, os oposicionistas se juntariam aos partidos que querem se tornar independentes, e que caso, a atuação penda para o lado da oposição, deve se chegar a um consenso entre os membros do bloco. “A oposição não é ser contra o governo, mas contra as coisas erradas que acontecem. Acredito que o bloco irá sair pois as conversações estão adiantadas, e queremos ajudar o governo e seus secretários a terem mais humildade para debater”, alegou.


 
Responsável pela coleta das assinaturas, Rabello reafirma que o documento está pronto e que o deputado Zeca Viana pode assiná-lo.


 
Contudo, constam informações de bastidores que um grupo de deputados estaria articulando um bloco de oposição frente aos independentes, e que os parlamentares estariam sendo assediados para ingressarem na oposição ao governo ao invés do bloco independente, o que abre a possibilidade para uma segunda via, que é da criação de um bloco eminentemente oposicionista.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12834/visualizar/