Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 10 de Junho de 2010 às 10:17

    Imprimir


O “Dia D” da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece neste sábado, dia 12. Este ano, em virtude da copa do mundo, a campanha tem como slogan, escolhido pelo Ministério da Saúde (MS), “Vacinou, é gol”.

Devem tomar as gotinhas, crianças menores de cinco anos (0 a 5 anos). E segundo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, a meta de vacinação para Mato Grosso é de 262.931 crianças. “Embora o Ministério da Saúde preconize um percentual de 95% de cobertura nas campanhas de vacinação contra a poliomielite, Mato Grosso sempre vai além desse percentual. No ano passado, por exemplo, o Estado alcançou o percentual de 98,11% de cobertura vacinal na 1ª etapa da campanha. A meta para esse ano é repetir os mesmos percentuais de cobertura ou, se possível, ultrapassá-los”.

Desta vez não haverá postos de vacinação em estabelecimentos comerciais, mas o motivo é justificado pela enfermeira responsável pela imunização em Sapezal, Kelin Lerner. “Além da vacinação contra a poliomielite, as crianças poderão receber a vacina “pneumo10”, nova no sistema público. E por ser intramuscular [perna], é mais adequado que se faça na unidade de saúde”, completa.

“Esta vacina era disponibilizada apenas em serviços particulares, mas agora o MS incorporou na rede básica e se tornou de fácil acesso, para todas as crianças de dois meses até menores de dois anos. É muito importante que elas recebam a vacina, pois protege a criança de 10 cepas [tipos] de pneumonia”, explica.

Ainda, segundo Kelin a meta de vacinação contra a poliomielite é de 1.564, e da “pneumo10”, 103 crianças no município. “A polio já foi praticamente erradicada no nosso país, graças a vacina, por isso as campanhas continuam sendo desenvolvidas: porque ainda existem países em que o vírus da poliomielite é bastante ativo. Os pais precisam estar cientes da importância de proteger seus da doença, que causa a paralisia infantil”, afirma.

Pais ou responsáveis podem levar as crianças, no sábado, nas três Unidades de Saúde, entre as 8 e 17 horas, ou de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128391/visualizar/