TCE e CGU realizam encontro de ouvidores públicos em Cuiabá
A Controladoria Geral da União, em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso promove nos dias 9, 10 e 11 de junho, em Cuiabá, o 5º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública. O encontro será realizado no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT e terá como público-alvo ouvidores e servidores das Ouvidorias dos órgãos públicos.
O treinamento, organizado pelas ouvidorias gerais das duas Instituições, tem a finalidade de capacitar os servidores, uniformizar as ações e fornecer subsídios técnicos para o desenvolvimento das suas tarefas. Além disso, é uma oportunidade para troca experiências e divulgação do trabalho de cada unidade, pois deverá reunir ouvidores de vários Estados.
A quinta edição do Curso também terá a função de incentivar os órgãos e entidades públicas a implantar uma Ouvidoria, bem como de fortalecer o trabalho da unidade como órgão fundamental para garantir a participação direta do cidadão na Administração Pública. A Ouvidoria é considerada um mecanismo de transparência da gestão pública.
Alem da Ouvidoria Geral do TCE-MT e da Ouvidoria-Geral da União, o 5º Curso de Aperfeiçoamento também tem a contribuição da Ouvidoria Geral do Estado, Ouvidoria da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Ouvidoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), Ouvidoria da Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT).
PROGRAMAÇÃO - Os três dias de eventos serão marcados por palestras dos mais variados temas, como “Assédio Moral: um desafio para a Ouvidoria”, “Gestão de Ouvidoria: exercício cotidiano de cidadania”, “Mediação de Conflitos em Ouvidoria – um caminho para a justiça”, “Segurança da Informação e Denúncia Anônima em Ouvidoria” e “O Ouvidor e a arte de interagir com o cidadão”.
Entre os palestrantes estão Magarida Barreto, médica e doutora em Psicologia Social pela PUC de São Paulo; Ana Maria Dantas, diretora da Associação Nacional de Ouvidores Públicos (ANOP); Vânia Venâncio, mestre em Educação pela UNB e ex-Ouvidora do Banco do Brasil e Cristina Ayoub Riche, professora e Ouvidora Geral da Universidade do Rio de Janeiro.
Comentários