Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 03 de Junho de 2010 às 13:24
Por: Da Reuters

    Imprimir


A Coreia do Norte alertou nesta quinta-feira que uma guerra pode começar "a qualquer momento" na península devido à tensão com Seul depois que um navio afundou na Coreia do Sul em março.

"A situação atual na península é tão grave que uma guerra pode ocorrer a qualquer momento", disse o vice-embaixador da Coreia do Norte em Genebra, Ri Jang Gon, em discurso para a Conferência sobre Desarmamento patrocinada pela ONU.

Uma investigação internacional sobre as causas do naufrágio do navio sul-coreano Cheonan, que provocou a morte de 46 marinheiros, atribuiu o ato a um ataque de um submarino norte-coreano.

A Coreia do Sul anunciou uma série de represálias e suspendeu o intercâmbio comercial com o vizinho do Norte. No últim dia 25 o regime de Pyongyang anunciou o corte de todas as relações com o Sul, expulsou funcionários do complexo industrial de Kaesong, que simbolizava a parceria entre as duas nações, e ameaçou ataques militares caso Seul cruze a fronteira marítima com o Norte.

O governo sul-coreano retaliou com a retomada da propaganda psicológica na área fronteiriça e também ameaçou ataques militares contra o Norte, além de dar início a exercícios militares que podem contar com apoio das tropas norte-americanas baseadas no país.

O Exército norte-coreano anunciou no último dia 27 o fim do acordo destinado a prevenir confrontos armados com a Coreia do Sul.

Seul planeja, com o apoio dos Estados Unidos e Japão, solicitar ao Conselho de Segurança da ONU que sancione a Coreia do Norte. Pyongyang acusou o Sul de fabricar as provas que a incriminam pelo naufrágio.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129398/visualizar/