Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Junho de 2010 às 09:40
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


Foi divulgado ontem pelo governo federal o 10º relatório do PAC 1 lançado em 2007 e que em Mato Grosso representou investimentos em três municípios (Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis) que trata do período de janeiro até maio deste ano aponta que a execução das obras não passa de 2%. Os recursos foram investidos em saneamento básico, urbanização de favelas e construções de habitação.

O PAC executa ainda outros investimentos de menor envergadura como o Bolsa Família, Luz Para Todos, Recuperação e Pavimentação de rodovias federais entre outras ações na área energética e de infraestrutura.

O problema maior está mesmo por conta dos recursos aplicados em saneamento, sendo que nem Cuiabá, Várzea Grande ou Rondonópolis está em dia, pelo contrário, após a Operação Pacenas da Polícia Federal, através de investigação do Ministério Público Federal, os investimentos nos dois principais municípios, estão parados aguardando novas licitações para corrigir as falhas das primeiras que tiveram fraudes. Para se ter uma idéia, segundo o relatório que pode ser obtido no site na internet www.brasil.gov.br/pac, até o final deste ano, apenas três das 17 obras lançadas em saneamento podem estar concluídas, ficando 14 para serem concluídas depois de 2010, ou seja, em novas gestões.

O atraso que Cuiabá e Várzea Grande estão promovendo é apontado quando se vê que das 14 obras que ficarão para depois de 2010, oito estão entre 0% e 20% em andamento; quatro de 20% a 40% e apenas duas obras entre 40 e 60%. Entre 60% e 80% e acima de 80%, Mato Grosso, Amapá e Tocantins são os únicos Estados sem nenhuma obra atingindo este percentual desde 2007. Dos R$ 135 milhões previstos para Cuiabá aplicar em saneamento, apenas 2% foram executados. As prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande alegaram desconhecer resultados do PAC 1.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129426/visualizar/