Sintep/MT recebe visita do líder sindical moçambicano Alípio Siquisse
Nesta sexta-feira (04), o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) recebe a visita do líder sindical moçambicano Alípio Elisa Paulino Siquisse. Ele vai participar do encerramento do curso de Formação Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Juara, a 690 km de Cuiabá.
O objetivo da visita, entre os dias 30 de maio a 9 de junho, é conhecer a experiência em formação da Confederação, visando o estabelecimento de uma cooperação na área. Em Juara, norte de Mato Grosso, o sindicalista de Moçambique (localizado na Costa Sudeste do Continente Africano) poderá conferir o terceiro eixo do Programa de Formação Sindical. “Esta atividade encerra quatro anos do curso naquela região”, informou o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira.
De acordo com ele, o trabalho de formação desenvolvido em Mato Grosso tem uma contribuição significativa para a construção da referência do País. “Nosso Estado, mais especificamente pela atuação do Sindicato, é pioneiro na instituição de projetos nesse sentido. Foi assim com o Arara Azul, a partir de 1998, que previa a formação dos funcionários de escola e foi adotado pelo MEC (Ministério da Educação)”, lembrou.
O termo de cooperação será firmado entre a CNTE, Organização Nacional dos Professores de Moçambique (ONP) e a British Columbia Teachers’ Federation (BCTF), união profissional que representa 41 mil professores de escolas públicas na província de Columbia, no Canadá. Além de fazer parte da ONP, Alípio Siquisse também representa a instituição canadense BCTF, que financiou a visita do professor ao Brasil.
Agenda - Desde que está no País, Alípio Siquisse já visitou a CNTE, o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego). Na reunião de trabalho com a CNTE, realizada na manhã do dia 31, o professor moçambicano falou sobre a ONP e a BCTF, além de expor as expectativas destas organizações sobre a parceria com a entidade brasileira. No período da tarde, a secretária de Relações Internacionais da CNTE, Fátima Aparecida da Silva, apresentou a estrutura, história, publicações e as relações da Confederação com entidades nacionais e internacionais.
Comentários