Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 01 de Junho de 2010 às 10:49
Por: Juliana Scardua/Keity Roma

    Imprimir


Josi Pettengill

O pré-candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) foi homenageado pela Associação Mato-grossense  dos Municípios (AMM) devido à implantação de políticas públicas voltadas à independência e ao desenvolvimento das cidades durante os sete anos e três meses em que esteve à frente do Executivo estadual. O presidente da AMM, Pedro Ferreira (PP), reconheceu a importância histórica da criação dos Consórcios Intermunicipais, ocorrida na gestão de Maggi, mecanismos que deram especialmente aos municípios do interior autonomia para estabelecer prioridades na alocação de recursos e de maquinário.

“Ele foi o governador que inovou o sistema e estimulou os prefeitos a voltarem a lutar pelo desenvolvimento. Houve a descentralização de recursos da Capital para o interior. A partir de Maggi, percebeu-se que investir nos municípios é investir no Estado”, ressaltou o presidente da AMM, Pedro Ferreira.

O modelo pioneiro de gestão compartilhada permitiu a partir de 2008 que cidades como Santa Carmem conseguissem se integrar aos grandes pólos de produção do Estado. “Nosso grande ganho foi com as estradas. Antes estávamos isolados. Com o consórcio, conseguimos recuperar estradas vicinais muito importantes para o crescimento do nosso município. Após essa iniciativa do governo estadual, entramos em uma nova era”, afirmou o prefeito de Santa Carmem, Alessandro Nicoli (PR).

O prefeito de Sorriso, Clomir Bedin (PMDB), frisou que durante a gestão de Blairo Maggi as cidades mato-grossenses passaram a ter poder de participação não só econômica, mas também política. “O Estado foi para o interior”, destaca. “Nunca andamos antes em estradas tão boas como andamos agora. Blairo Maggi inovou esse Estado e conseguiu igualar as políticas voltadas aos municípios”, frisou em seu discurso o governador Silval Barbosa (PMDB), também homenageado no evento “Municípios Mato-grossenses em foco- Perspectivas de uma nova era”.

O coordenador de Infraestrutura e Capacitação da AMM, Ildomar Freitas de Oliveira, pontuou que Maggi priorizou também as áreas menos desenvolvidas. “O ex-governador não se esqueceu de ajudar as regiões mais necessitadas, com pouca arrecadação. Melhoramos muito na questão de infraestrutura. Com isso se pode gerar emprego e renda. Na área de habitação, muitas casas foram construídas. O Estado tinha muitos problemas e evoluímos bastante”.

SOCIAL – O trabalho na área social desenvolvido pela ex-primeira-dama Terezinha Maggi, enquanto esteve à frente da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), também foi exaltado pela Associação de Primeiras-damas dos Municípios de Mato Grosso (APDM). “Conseguimos construir políticas sociais que chegassem aos 141 municípios, de acordo com a realidade de cada um”, disse a presidente da entidade, Alessandra Abreu Nicoli.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129746/visualizar/