Custo dos aparelhos caiu cerca de 9% nos últimos 12 meses em seis capitais, diz FGV
Celular fica mais barato para Dia dos Namorados
O levantamento, realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e divulgado nesta segunda-feira (31), levou em conta o preço dos produtos em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife.
O economista André Braz explica que os aparelhos de celular apresentaram essas variações devido ao movimento comum de substituição de tecnologias.
- O celular é um tipo de produto com lançamentos um atrás do outro. Sempre chegam novos, e os antigos continuam no mercado, com preços menores. Isso é resultado da evolução tecnológica.
A capital baiana foi a que teve maior queda no preço dos aparelhos (-18,36%), seguida por Brasília (-17,90%), Porto Alegre (-11,41%), São Paulo, (-8,92%), Rio de Janeiro (-8,09%), Belo Horizonte (- 7,64%) e Recife (-7,03%).
- O celular, quando comparado com outros produtos, tem um valor mais elevado. O fato de ele ter ficado mais barato não quer dizer que todo mundo vai comprar um para dar de presente. Ele ainda é um produto caro se comparado com flores, bombons, sapatos. Há quem não consiga dar um celular para a namorada.
Show e hotel mais caro
Na média do país, entre os produtos que tiveram as maiores altas estão os arranjos de flores e plantas (15,17%), as entradas para show (13,03%), os cintos e bolsas (7,09%), as refeições em restaurante (6,38%) e as sandálias, sapatos e vestidos (que subiram 5,58%, 5,54% e 5,52%, respectivamente). Os que ficaram mais baratos foram os celulares (-9,01%) e dos agasalhos (-4,87%).
No acumulado de 12 meses entre 2008 e 2009, os maiores aumentos haviam sido das diárias de hotel (11,92%), das entradas para teatro (11,77%), das bijuterias (10,88%) e dos cintos e bolsas (10,09%).
- O destaque que a pesquisa mostra é a variação nos preços dos restaurantes e hotéis, que ficaram mais caros. A situação econômica melhorou, há mais emprego e a renda subiu. Com isso, a gente passa a comer fora, sair mais, e acabam aparecendo nos preços.
Segundo o economista, o aumento no consumo pode elevar os preços até o fim do ano, mas, até agora, esses aumentos ficaram abaixo da inflação. Ele diz que, em termos reais, não houve alta de preços nos últimos 12 meses.
Veja como variou o preço dos presentes
Preços de ingressos de shows, flores, cintos, bolsas e restaurantes tiveram os maiores aumentos nos últimos doze meses
Produtos | 2008-2009 | 2009-2010 |
Variação dos preços (em %) | 5,55 | 4,72 |
Flores e plantas naturais | 7,96 | 15,17 |
Aparelho telefônico celular | -11,60 | -9,01 |
Refeição em restaurante | 8,35 | 6,38 |
Perfume | 3,28 | 0,52 |
Bombom e chocolate | 7,05 | 4,30 |
Hotel | 11,92 | 5,04 |
Artigo de maquilagem | -0,62 | 5,17 |
Cinema | 1,78 | 2,85 |
Show musical | 10,21 | 13,03 |
Teatro | 11,77 | 0,78 |
Blusa feminina | 6,37 | 2,53 |
Calça comprida feminina | 2,74 | 4,70 |
Roupa íntima feminina | 0,08 | 0,91 |
Roupa feminina para prática esportiva | -3,90 | 1,98 |
Agasalho feminino | -2,46 | -4,87 |
Vestido e saia | 4,31 | 5,52 |
Sandália feminina | -3,62 | 5,58 |
Tênis feminino | -5,77 | 1,08 |
Sapato feminino | 1,20 | 5,54 |
Bijuterias em geral | 10,88 | 4,74 |
Relógio | 6,36 | 0,68 |
Cinto e bolsa | 10,09 | 7,09 |
Fonte: FGV
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