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Domingo - 30 de Maio de 2010 às 11:43
Por: Carolina Holland

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O diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), Carlos Brito, frustrou as expectativas daqueles que esperavam que as obras de mobilidade urbana em Cuiabá, visando a Copa do Mundo de 2014, fossem começar em outubro. Segundo ele, não há previsão de quando o conjunto de 31 obras previstas pelo projeto, entre viadutos, trincheiras e pontos de alagamento, começará a ser construído. “Não dá para garantir uma data, dependemos ainda do processo de licitação”, frisou.

Os recursos para as obras, no valor de R$ 286 milhões, são do Ministério dos Transportes. A responsabilidade de execução é do Departamento Nacional de Transporte (Dnit) e da Agecopa.

Brito informou que, de acordo com o cronograma, as licitações para definir as empresas responsáveis pelas obras deveriam ser feitas neste ano, enquanto as obras começariam em 2011. O prazo está sendo cumprido, pois os projetos das obras estão prontos e em fase de licitação. O diretor disse acreditar que algumas dessas licitações podem ocorrer sem percalços, antecipando o início de algumas obras.

“O nosso cronograma determina que as licitações aconteceriam neste ano e o início das obras, no ano seguinte. Mas, se tudo estiver licitado, nada impede que algumas dessas obras comecem ser feitas ainda em 2010”, explicou. De acordo com Brito, o processo licitatório das obras começou recentemente, e as empresas ainda estão apresentando as propostas de oferecimento de serviços.

As 31 obras de mobilidade urbana previstas para facilitar o trânsito na Copa vão se concentrar em três avenidas: Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, e avenida da FEB, em Várzea Grande. Ao longo dessas ruas, serão construídos viadutos, trincheiras (passagens subterrâneas), pontes e serão feitos alargamentos de pista.

A avenida Miguel Sutil, segundo o projeto, deve ganhar três viadutos, uma ponte e alargamento da pista; na avenida Fernando Corrêa da Costa serão construídos quatro viadutos, uma ponte sobre o rio Coxipó, uma trincheira e o alargamento da pista (no trecho que liga o trevo que dá acesso à estrada para Santo Antônio de Leverger até o trevo da avenida Carmindo de Campos), e na avenida da FEB estão previstos um viaduto, duas trincheiras e alargamento da pista.

Carlos Brito disse ainda que devido ao projeto de mobilidade urbana, a Agecopa elaborou projetos para “obras de desbloqueio”, que consistem em alternativas para que o trânsito possa fluir, durante a construção de viadutos, trincheiras e pontes. Cerca de 10 projetos dessas obras também estão em licitação.

Além das pontes, viadutos e trincheiras, Cuiabá e Várzea Grande terão o Bus Rapid Transit (BRT), cujo objetivo é agilizar o trânsito das duas cidades durante os jogos da Copa do Mundo. Dias atrás, um modelo desse tipo de transporte coletivo, com 20 metros de comprimento e capacidade para 139 passageiros, circulou pelas ruas com representantes da Agecopa, técnicos das duas prefeituras e consultores. O teste foi feito em um veículo Volvo.






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