Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 30 de Maio de 2010 às 07:41

    Imprimir


O Distrito Federal está cumprindo a Lei da Alimentação Escolar, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a merenda das escolas. Estes 30% do orçamento do Programa Nacional da Alimentação Escolar representam, para todo o Brasil, cerca de 1 bilhão de reais, que serão utilizados para adquirir alimentos de agricultores familiares.

Desde 2009, a Secretaria de Educação do Distrito Federal promove encontros e reuniões com a Secretaria de Agricultura, com a Emater, com agricultores familiares, associações e cooperativas, para facilitar a compra de alimentos da agricultura familiar.

O presidente da Cooperativa Agropecuária de São Sebastião, Renato Saliba, é um dos empreendedores do Distrito Federal que fornecerão produtos para escolas brasilienses. Ele conta que os agricultores estão empolgados com os benefícios que o Programa trará para a cooperativa, e cita alguns deles.

Sonora (Renato Saliba)

“A cooperativa vê nesse programa uma maneira de procurar novos pronafianos. Que são os produtores familiares, chamados de pronafianos. Porque com isso, a gente vai fixar esta pessoa no campo. Ela não vai precisar vir para a cidade. Ela vai ter uma renda decente. Vai ficar lá o avô, o pai e o filho no campo. Já entramos em contato com a Emater, para a gente procurar novos produtores familiares. Queremos passar de 66 e daqui a dois anos ter pelo menos 200 pequenos produtores que dependem exclusivamente da renda do leite para sobreviver.”

As escolas receberão brócolis, cenoura, chuchu, couve, repolho, alface, beterraba, cebolinha, salsa, goiaba, morango, iogurte e leite. Serão atendidas escolas de Brazlândia, Sobradinho, São Sebastião, Plano Piloto, Cruzeiro, Taguatinga e Ceilândia.

No Distrito Federal os alunos beneficiados serão os matriculados na educação básica das redes públicas federal e estadual. Estão incluídas, também, escolas localizadas em áreas indígenas e remanescentes de quilombos.

Anexos relacionados:
http://sistemas.mda.gov.br/arquivos/2382923203.mp3






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130034/visualizar/