Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 29 de Maio de 2010 às 18:43
Por: Rafaela Maximiano

    Imprimir


Pelo menos 100 profissionais matogrossenses e dirigentes dos Creas da região Centro Oeste (Crea-MS, Crea-MT, Crea-DF e Crea-GO), aprovaram sábado (29) pela manhã, uma "Moção de Repúdio e Agravo" quanto aos maus-tratos, humilhação e à prisão que consideram ilegal sofridos por 43 engenheiros, às 6h da manhã do dia 21 de maio deste ano, durante a "Operação Jurupari".

Na Moção, são apontadas sete razões que ferem os princípios "constitucionais da liberdade, dignidade e direitos individuais e coletivos" e situações humilhantes pela qual muitos profissionais teriam passado, caracterizando desrespeito à dignidade humana.

"Tivemos informações de que cerca de 20, dos presos, foram humilhados pessoalmente, tendo suas cabeças raspadas e vestidos com roupas de presidiário em Sinop, inclusive teria sido negado talher e muitos tiveram que comer com as mãos", denunciou o presidente da Associação Matogrossense de Engenheiros Florestais (Amef), Joaquim Paiva de Paula.

Os presidentes dos Creas do Distrito Federal, Francisco Machado, Goiás, Gerson de Almeida Taguatinga e a representante do Crea de Mato Grosso do Sul, Vania Abreu de Melo ficaram indignados e também contribuíram com a Moção de Repúdio.

"É importante deixar claro que não defenderemos irregularidades praticadas por profissionais ligados ao Sistema Confea/Creas, mas sim que defenderemos os princípios constitucionais da liberdade, dignidade e direitos individuais e coletivos determinados pela Constituição que foram infringidos nessa operação", enfatizou presidente do Crea-MT, engenheiro Tarciso Bassan.

O Coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea, Idalino Serra Hortêncio, informou que levará à Plenária do Conselho Federal em Brasília todo o relato da situação vivida por esses profissionais em Mato Grosso. "Inclusive o ofício encaminhado no dia 26 de maio ao Juiz Julier Sebastião da Silva solicitando informações sobre a operação e que ainda não foi respondido", declarou Hortêncio.

A Moção foi aprovada durante o 7º Congresso Estadual de Profissionais - 7º CEP, promovido pelo Crea-MT, com o objetivo de apresentar propostas a respeito do exercício profissional, a integração profissional e social, a organização do sistema e a formação ética e profissional.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130066/visualizar/