Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 29 de Maio de 2010 às 14:46
Por: Danielle Cunha

    Imprimir


Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (28.05), no bairro Vista Alegre, em Cuiabá a sede da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso, uma luta antiga das etnias do Estado. O prédio foi doado pelo Governo de Mato Grosso por meio de comodato num prazo de dez anos.

Apresentações de danças e cantos das etnias xavante e bororo marcaram o evento, que serviu de comemoração para esta luta antiga dos indígenas. “Esse ato é importante para unir mais os índios, reivindicar melhorias. Esse lugar vai ser muito bom”, disse o cacique Magaron, da etnia Txucarramãe, ao contar que há tempos atrás havia tido uma conversa com o então governador Blairo Maggi e essa havia sido uma promessa dele. “Hoje é uma promessa cumprida e só temos que agradecer”, disse o cacique.

Membro da comissão da Federação dos Povos Indígenas, Estevão Taukani, da tribo bakairi, ressaltou que essa é uma conquista das 42 etnias indígenas de Mato Grosso. “ Esse é um momento de confraternização. Precisávamos de um espaço e pra nossa surpresa foi cedido um prédio pra nós”, disse.

De acordo com Taukani serão desenvolvidas várias atividades, onde serão ouvidas, primeiramente a demanda das aldeias. “Faremos tudo ouvindo os caciques, realizando nossas festas. Aqui existe a diversidade, cada povo tem seu costume e é o que estamos tentando desenvolver dentro do movimento indígena no Estado de Mato Grosso”, explicou.

Para o superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil de Mato Grosso, Alessandro Mariano, o Governo do Estado vinha tentando congregar num espaço comum todas as etnias presentes em Mato Grosso, “dando aos indígenas direito de voz para as ações, respeitando o princípio da autodeterminação dos povos previsto na Constituição Federal”.

Segundo Alessandro a inauguração do prédio é de grande importância para que as etnias se organizem. “O sentimento aqui hoje é de necessidade de respeito mútuo, união, questão humana e ambiental, tendo em vista o desenvolvimento sustentável”, disse o superintendente ao complementar que no âmbito da Amazônia Legal, Mato Grosso foi o primeiro Estado a conquistar esse passo, fazer com que eles se congreguem numa única instalação e deliberem ações futuras.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes esteve presente na inauguração e entregou as chaves da sede da Federação, parabenizando os indígenas por essa vitória.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130090/visualizar/