Revista Veja destaca Mato Grosso como grande vilão do meio ambiente
A próxima edição da revista Veja que chega às bancas neste domingo (30), coloca Mato Grosso em destaque nacional. A revista traz uma matéria ‘bombástica’ sobre a Operação Jurupari, deflagrada pela Polícia Federal, que resultou na apreensão de 91 pessoas acusadas de crimes ambientais. Entre os envolvidos está Janete Riva, mulher do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado José Riva (PP). Entre os presos no último dia 21, todos já soltos por ordem do Tribunal Regional Federal (TRF).
De autoria do jornalista Vinícius Segalla – “Eles não deixam a floresta em paz”, a publicação diz que os crimes ambientais já vêm se tornando uma triste tradição no Estado, entre os principais acusados de liderar o assalto à mata figuram indivíduos pagos para fiscalizá-la.
A publicação traz ainda a Operação Curupira (2005) assim como a Jurupari, executada pela PF em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) deparou com quadro semelhante. As investigações apontaram que no comando do roubo da floresta estava ninguém menos do que pessoas do alto escalão do Ibama em Mato Grosso, Hugo Werle. Então membro do conselho fiscal do PT em MT. Ele foi absolvido em primeira instância, mas o MPF recorreu da decisão e o processo continua tramitando no TRF.
Conforme o texto, a corrupção está longe de acabar apenas mudou de endereço. O noticiário amplia a discussão de 2005, que na ocasião, outros funcionários do Ibama, incluindo dois gerentes regionais, também foram acusados de envolvimento com a quadrilha. A situação fez com que o instituto perdesse o controle fiscalizatório da extração de madeira no Estado, responsabilidade que passou para a Sema, criada em 2006 para esse fim.
Comentários