Dia Mundial Sem Tabaco é nesta segunda-feira
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio da Gerência de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida (GEAD/QV) promovem nesta segunda-feira (31.05) o Dia Nacional Sem o Tabaco. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu a data no ano de 1987, de lá para cá muito se tem feito para conscientizar os fumantes quanto aos riscos e consequências de fumar.
Às 09 horas na Sema, no auditório Pantanal vai haver trabalho de conscientização para todos o servidores. Com o apoio do MT Saúde, os funcionários terão acesso a aferição de pressão (medição), teste glicêmico e uma palestra sobre prevenção do tabagismo.
O gerente de aplicação, desenvolvimento e qualidade de vida, Alexandre Soledade, ressalta a importância deste dia. “É uma maneira de mostrarmos os malefícios do fumo e deixar claro que o problema não é o tabagista, a pessoa enquanto fumante, o problema é o vício de fumar e que este hábito causa mal a saúde”, disse.
A palestra com o Tema: - Prevenção no Tabagismo vai ser ministrada pela engenheira de segurança do trabalho, Cristina Catarina Machado. Para ela é importante debater este assunto, já que há muitos fumantes. “As pessoas não-fumantes têm que saber que é um vício difícil de lidar, não adianta ficar apenas criticando. O objetivo desta palestra é desenvolver a reflexão sobre o valor da vida. Nosso intuito é de conscientizar/sensibilizar as pessoas”, ressaltou.
O MT Saúde estará aqui na Sema representados por quatro funcionários, que irão aferir pressão e realizar o teste glicêmico. A final do evento a equipe do MT Saúde vai sortear 10 kits, contendo camiseta, boné e caneta.
É PROIBIDO FUMAR
Mato Grosso aderiu proibição de consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto, derivado ou não do tabaco. A Lei 9.256, publicada no dia 27 de Novembro de 2009 no Diário Oficial, proíbe o fumo em ambientes coletivos, tais como: restaurante, bares, lanchonetes, shopping, entre outros. A lei é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva. A iniciativa provocou um amplo debate em Plenário e entre as pessoas fumantes ou não.
Dessa forma, fica proibido no território do Estado de Mato Grosso, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de produtos derivados ou não do tabaco. Contudo, estão excluídos da determinação os locais abertos em pelo menos um de seus lados, como varandas, calçadas, terraços, balcões externos e similares.
Comentários