O goleiro brasileiro Júlio César criticou a Jabulani, bola que será utilizada na Copa do Mundo-2010, na África do Sul, e disse que ela é "horrorosas".

O goleiro desaprova o modelo em função de sua leveza, mas disse entender que tudo isso é feito para que os jogos tenham mais gols. "[A bola] é horrível, horrorosa. Parece bolas que compramos no supermercado", disse Júlio César. "O goleiro não leva vantagem em nada", continuou.

Um estudo realizado pela Adidas mostra que a bola da Copa do Mundo-2010 pode sofrer até 5% de influência em sua velocidade devido à altitude durante a competição.
 

  Ricardo Nogueira/Folhapress  
Texto: JOANESBURGO, AFRICA DO SUL, 26.05.10 û ESPORTES û Copa do Mundo 2010 û Treino da sele¸Òo brasileira û Robinho durante treino da sele¸Òo brasileira realizado na Randburg Highschool, em Joanesburgo, na Africa do Sul.(Foto: Ricardo Nogueira/Folhapress)
Robinho brinca durante treino com a bola criticada por Júlio César



A pesquisa analisou uma cobrança de falta de 20 metros de distância e concluiu que a bola cruzaria a linha do gol com velocidade média de 126 km/h no Soccer City, em Johannesburgo, com 1.694 metros acima do nível do mar.

O mesmo teste, realizado no Moses Mabhida, em Durban, praticamente no nível do mar, mostrou que o chute se transformaria em gol com 120 km/h de média.

Johannesburgo, que receberá a final da Copa-2010, é a cidade com a maior altitude do torneio.
 

  Divulgação/Divulgação  
Texto: Jabulani, a bola oficial da Copa do Mundo da África, produzida pela Adidas. (Divulgação)
Texto: Jabulani, a bola oficial da Copa do Mundo da África, produzida pela Adidas. (Divulgação)