Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 21:56
Por: Emili Archer

    Imprimir


Aprender a confeccionar produtos em couro com o objetivo de aumentar a renda familiar ou apenas montar objetos para uso pessoal. Esta é a intenção da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer com a oficina em Couro. O curso gratuito com 40 horas aula, divididas entre teóricas e práticas, ensina o aluno a classificar a qualidade e os defeitos do couro, além de produzir chaveiros, chinelos, bolsas, cintos e bainha para canivete, faca e facão.

Os alunos receberam uma cartilha com orientações técnicas para tirar medida e cortar a matéria-prima, além de costurar a peça. Para o instrutor Maurinho Costa da Silva a oficina serve de qualificação. Segundo ele, boa parte dos participantes já é profissional e frequenta o treinamento para aprimorar o conhecimento. “Com o manual eles têm a capacidade de montar qualquer produto”, declara.

É o caso do artesão Marcelo de Oliveira Pinto que fez a oficina para ampliar o conhecimento e mudar de ramo. “Já trabalho com artesanato. Agora vou investir na aquisição de maquinário para confeccionar materiais em couro e aumentar a renda da minha família”, fala.

A secretária Susan Meire Moretti Binha, explica que a realização do curso gratuito é uma proposta do prefeito Zé Carlos do Pátio para capacitar a comunidade. “O curso totalmente de graça é resposta ao que o prefeito sempre planejou para proporcionar qualidade de vida aos mais carentes. Estas pessoas vieram com vontade de aprender e agora tem a opção de aumentar a renda,” enfatiza.

A oficina que é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, teve início no dia 24 e encerra nesta sexta-feira, dia 28 de maio, às 14 horas no Centro Cultural José Sobrinho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130355/visualizar/