I Seminário Estadual dos Consórcios debate ações desenvolvidas em MT
Segundo o presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza, Os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento surgiram em 2005 com a proposta de regionalização da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. O objetivo principal é implantar projetos que potencializem economicamente os polos regionais do Estado, além de viabilizar recursos para a promoção do desenvolvimento, respeitando a identidade econômica de cada localidade. A partir dos consórcios, os municípios passaram a se reconhecer como região e se fortaleceram. “O sucesso na formação e consolidação dos consórcios despertou o interesse de outros Estados, como o Maranhão, cujos representantes vieram a Mato Grosso conhecer o projeto. A experiência também foi apresentada pela AMM em palestras realizadas no Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro”, explicou.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Edson Justino dos Reis, o seminário será uma ótima oportunidade para que os prefeitos integrantes dos consórcios e equipes se atualizem e troquem idéias. “Durante o evento os 15 consórcios de Mato Grosso apresentarão um balanço das ações desenvolvidas e ainda irão participar de palestras sobre Entreposto de Pescado, Política Nacional do Turismo e Produção Orgânica, entre outros assuntos”, afirma.
Consórcios Intermunicipais
A AMM, através da Coordenação de Desenvolvimento Econômico (criada em 2005), centrou esforços no sentido de motivar e organizar os municípios em consórcios regionais, oferecendo suporte técnico, elaborando planos estratégicos, projetos de desenvolvimento regional e ajudando na consolidação do programa. Atualmente as atividades desenvolvidas pelos consórcios são acompanhadas pela Coordenação Técnica da AMM, através da Gerência de Desenvolvimento Econômico.
Estão ativos
Os consórcios trabalham com a premissa de que a “união faz a força”. Isso fica provado quando se faz uma simples observação de que a integração dos prefeitos que participam do programa amplia significativamente as chances e a representatividade na hora de reivindicar melhores condições para os municípios e região.
A integração e a participação das prefeituras são de extrema importância para a consolidação do programa, pois são os prefeitos que discutem quais os problemas sócioeconômicos comuns dos municípios e buscam soluções regionalizadas, avaliam as cadeias produtivas e, a partir daí, elaboram projetos para subsidiar captação de recursos, capacitação profissional, entre outras ações.
A AMM em parceria com o MT Regional está trabalhando na criação e implantação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável que será desenvolvido junto aos 15 consórcios de Mato Grosso.
Programação
07h30 – Café da manhã
8h – Apresentação dos vídeos institucionais dos consórcios.
9h - Mesa redonda com a participação do MT Regional, SEDER, FAMATO, FETAGRI, e Embrapa – As Políticas de Desenvolvimento Regional – articulador Renaldo Loffi
12h15 - Intervalo
14h – Política Nacional do Turismo e a Gestão Descentralizada - Ministério do Turismo/DF
15h – Política de Captação de Eventos – Omar Canavarros/Convention Visitors Bureau
15h30 - Legislação da Produção Orgânica em Foco na Agricultura Familiar – MAPA/MT
16h - Entreposto de Pescado e Unidade de Capacitação - Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA
16h- Mesa Redonda
17h30 – Encerramento
Comentários