Prêmio estimula as manifestações da cultura cigana
Nesta segunda-feira (24.05), comemora-se o Dia Nacional do Cigano, celebrado oficialmente no país desde 2006 quando, por decreto presidencial. A data escolhida é consagrada à Santa Sara Kali, padroeira universal dos povos ciganos.
Internacionalmente, o dia dos ciganos é comemorado no dia 8 de abril, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1971. No Brasil, vivem cerca de 1 milhão de pessoas ciganas. Atualmente, três povos são considerados ciganos no país, são eles: os Kalon, os Rom e os Sinti.
Em reconhecimento à importância e contribuição da etnia no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID), realiza o Prêmio Culturas Ciganas 2010, cujas inscrições ficam abertas até o dia 12 de julho de 2010.
O intuito deste prêmio é fortalecer as expressões culturais ciganas e contribuir para a continuidade e manutenção das identidades dos diferentes clãs e povos presentes no Brasil. Para isso, o concurso premiará 30 iniciativas de trabalhos, individuais ou coletivos.
Em sua segunda edição, o Prêmio Culturas Ciganas conta com a parceria do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP); da Secretaria Especial de Promoção de Políticas para a Igualdade Racial (SEPPIR) por meio da Subsecretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais e da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria dos Direitos Humanos (SEDH); e da Pastoral dos Nômades do Brasil.
Mais informações sobre o Edital na página da SID/MinC www.cultura.gov.br/diversidade ou pelo endereço eletrônico premioculturacigana2010@cultura.gov.br
Comentários