Adjunto libera licenciamento sob influência de Dal" Bosco
O secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Alex Sandro Antônio Marega, assumiu o cargo no dia 31 de março e aparece nas investigações da Polícia Federal responsável por provocar um dano ambiental calculado em R$ 14,1 milhões, conforme constatou os laudos periciais. Além disso, antes mesmo de tomar posse do cargo, o gestor já negociava a liberação de licenças ambientais das Fazendas São Jorge e São Paulo, sob a influência do deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM).
Marega assumiu no lugar de Afrânio Migliari, considerado um dos líderes do esquema desbaratado na sexta-feira (21) durante Operação Jurapari, que resultou na prisão de 64 pessoas. De acordo com o despacho concedido pelo juiz da Primeira Vara Federal, Julier Sebastião da Silva, o secretário teria cometido inúmeras irregularidades junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, especialmente em virtude de pressões políticas.
Em conversa com o deputado, Marega informou que os processos estão adiantados e chega até a orientar Dal Bosco sobre o que falar em caso de questionamento. Além disso, o secretário comenta sobre um homem identificado como Paulo Roberto, que manda os processos pela metade.
O delegado responsável pelo caso informou que Alex Sandro teve participação comprovada em quatro processos administrativos, dentre eles os das fazendas São Jorge e São Paulo, nos quais se buscaram a autorização de exploração florestal. O requerimento administrativo, no entanto, foi protocolizado antes que o licenciamento ambiental se findasse.
A equipe do Olhar Direto tentou falar com o deputado pelo celular por duas vezes neste domingo (23), porém sem êxito.
Confira trecho da conversa entre Marega e Dal Bosco, grava em 12 de janeiro de 2010:
Alex – Agora, aquele do Beto tá impresso já, Só tô esperando a Sueli, que é a superintendente, ela tá fora, voltar para assinar. Mar ele já vai levar isso amanhã cedo já.
Dilceu – Sueli não está?
Alex – Não tá
Dilceu - Vê se consegue, cara, esse negócio ai, esses dois ai para mim essa semana, porque tá, eu vou te falar viu
Alex - Ela tá praticamente... só esse do Shigueo que não vou conseguir fechar essa semana a Ana Flávia não está aqui.
Dilceu - O manejo você consegue, né
Alex - O manejo não tem como sair. Vai ficar pronto, mas não vai ter como sair sem a LAU. Vai deixar tudo no jeito
Dilceu - Tá bom
Alex - Tá ok. Agora viu, Dilceu, quando alguém checar aí e falar pro senhor com relação aos projetos, tal, e descobrir que é esse Paulo que é o engenheiro você vai ter que falar pro cara, ó, ou você troca ou a gente não consegue.
Dilceu - Oi
Alex - O Paulo, Paulo Roberto
Dilceu - Haham
Alex - é muito dificil trabalhar com ele, Dilceu. Pelo amor de Deus, vem faltando tudo, vem pela metade. Aí eu fico sem saber o que falar, porque eu tô vendo que tá errado e o processo tá saíndo assim com muito despacho meu!. Tá saíndo assim: desconsidera isso, descosidera aquilo, desconsidera aquilo, porque senão não saia. Quando chega...
Comentários