Cultura mato-grossense estará nos palcos do Salão do Turismo 2010
A cultura mato-grossense expressada por meio de danças como o siriri, o cururu e o rasqueado terá seu lugar no espaço destinado às manifestações artísticas no 5º Salão do Turismo, que começa no dia 26 de maio, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O Grupo Tradição, da cidade de Cáceres, vai levar toda a história e cultura de nosso estado para as apresentações no maio evento do turismo nacional.
A coordenadora do grupo, a professora cacerense, Elenir Mendonça, diz que a oportunidade é especial, pois mostrar a nossa cultura por meio dessas manifestações proporciona incentivo ao turismo em Mato Grosso. O grupo tem várias apresentações programadas no palco principal do Salão e no palco da macroregião Centro Oeste, além do cortejo que fará pelo pavilhão antes das apresentações.
O grupo Tradição foi criado em 1994 e desde então, vem divulgando as manifestações em feiras, salões, congressos e eventos em geral. Os figurinos são criados pelos próprios integrantes, que desenham, escolhem os detalhes, as cores e deixam transparecer nas roupas a alegria e a preocupação em valorizar e transmitir a cultura.
Outra apresentação artístico-cultural de Mato Grosso será a comadre Pitú,uma criação do ator mato-grossense Vital Siqueira. As performances da irreverente ‘Comadre Pitú’ serão apresentadas no stand de Mato Grosso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo.
Artesanato
Mato Grosso também estará representado no Vitrine Brasil, com espaços de artesanato, moda, cultura e gastronomia coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O espaço é destinado a apresentação e comercialização do artesanato dos 26 Estados da Federação e Distrito Federal. São 27 estandes que representam os estados brasileiros, por meio do produto associado ao turismo - artesanato, onde o visitante pode adquirir peças típicas de qualidade, das mais tradicionais de cada região, e levar um pedacinho da imensa riqueza cultural artesanal brasileira para casa. As cerâmicas dos artesãos da comunidade cuiabana de São Gonçalo são alguns dos exemplares que estarão mais uma vez expostos no Vitrine Brasil.
Comentários