Imagens mostram prisões de Janete, Daldegan e servidores
As prisões de Janete Riva, esposa do presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), e demais investigados pela Operação Jurupari, da Polícia Federal, foram destaque nos principais jornais do Estado. As imagens das prisões de Janete, do ex-secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, e de dois assessores de Riva foram veiculadas no jornal MTTV 1ª Edição, transmitido pela TV Centro América.
O parlamentar alega perseguição política na prisão de sua esposa. “Sem dúvida nenhuma eu vejo um viés político. Se tiver que prender algum criminoso ambiental não é a Janete. Não há uma fazenda com mais responsabilidade ambiental do que esta”, disse o parlamentar sobre a propriedade rural de sua esposa em Juara.
De acordo com a PF, foram dois anos de investigações. Neste período foram levantadas as provas que revelaram o esquema de extração irregular de madeira em terras indígenas e parques nacionais. O delegado responsável pelo caso, Franco Perazzoni, disse que 68 empreendimentos do Estado foram fiscalizados. A autorização para o desmate ilegal ocorria com a fraude no sistema de informática da Sema.
A Operação também ocorre em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal e Minas Gerais. São 91 mandados de busca e apreensão e 91 de prisão preventiva.
Conforme informações parciais repassadas pela Polícia federal, dos 60 presos, 40 seriam engenheiros florestais, 12 funcionários públicos e os demais seriam empresários, madeireiros e fazendeiros. O prejuízo gerado pelos infratores chega a R$ 900 milhões. A base de cálculo é a guia florestal, emitida para o transporte da madeira.
---------------------------------------------------------
Clique no play e confira a reportagem da TVCA

Comentários