Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 16:36
Por: Cairo Lustosa

    Imprimir


O Festival da Primavera 2010 abriu hoje pela manhã, na escola Caic - Centro de Atenção Integral à Criança, no Bairro Jardim Tropical, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), uma das principais atividades do projeto: a turnê da peça teatral educativa “O Rio Chora”, que trata de forma lúdica a conscientização ambiental.

Numa divertida e engraçada história, os personagens ensinaram as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Dialogaram sobre o desperdício de água, a poluição e queimadas. As crianças que também interagiram numa dinâmica de perguntas com o elenco, ficaram sabendo como os amigos Marco, Augusta e Brancão andam preocupados com a poluição dos rios.

A peça foi escrita em 2006 por Joelson Santos (o Brancão), que atua como ator há 18 anos e ministra aulas de teatro há 15. Ele explicou que o teatro é um poderoso meio para gravar na memória, ou para levá-lo, através do impacto emocional a reflexão da questão. “Essa peça envolve entretenimento e a parte educativa o que prende a atenção das crianças”, comentou Brancão.

A coordenadora pedagógica da escola, Vilma Rampazo, falou da importância da apresentação da peça que tem o mesmo tema de um projeto que a escola iniciou na última segunda-feira (20), “Cidadão consciente, cuida do meio ambiente”. “Maravilhosa. Adorei, foi divertida e explicativa. O teatro é a linguagem que as crianças entendem, e veio a calhar nesse momento por ter o mesmo tema que nosso projeto”, disse.

Essa foi a estréia da peça que irá circular em 20 escolas e seis bairros do município todas as quintas e sextas-feiras nos períodos matutino e vespertino. A próxima apresentação será nesta tarde ainda no CAIC, às 13h45. Na semana que vem, no dia 27 o grupo se apresenta no Parque São Jorge e dia 28 na escola Gildázia Souza Pirozzi. Sempre às 8h15 e 13h45.

Para essa ação, o projeto contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e Santana Textiles. O Festival da Primavera é uma realização do Malagueta Núcleo de Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, com o patrocínio do Governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131329/visualizar/