Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 12:36

    Imprimir


O ex-prefeito de Barra do Garças (503 km de Cuiabá), Zózimo Chaparral (PCdoB), mesmo afastado do país, enviou uma carta para os militantes do partido defendendo que a sigla caminhe juntamente com o pré-candidato ao governo do estado pela coligação PSDB/DEM/PTB, Wilson Santos. De acordo com Chaparral, Wilson é o mais preparado e o mais indicado para assumir o governo de Mato Grosso. Zózimo está na Itália estudando.

“À luz de nossas convicções político-ideológicas, assumirei pessoalmente e publicamente a campanha de Wilson Santos para governador do Estado de MT. Esse meu posicionamento se sustenta na convicção de que apesar de ser membro do PSDB ele é a melhor proposta para o Estado”, diz trecho da carta.

Zózimo ainda ressalta o “boicote” à prefeitura de Cuiabá na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR).

“Os limites evidenciados na gestão Wilson Santos precisam ser examinados tomando como referência a forma nefasta de gestão travada pelo governador Blairo Maggi. Pessoa incapaz de colocar os interesses da população acima das disputas político-partidárias e, que por isso, empreendeu um profundo boicote ao governo de Cuiabá. Essa prática eu conheço bem, foi francamente exercitada sobre a minha gestão como prefeito de Barra do Garças, um dos mais importantes municípios do Estado”.

“Portanto camaradas, o que se observa nesses últimos seis anos é uma repetição do que vivemos até 2008. Importa destacar, ainda, que Wilson Santos foi sempre um grande parceiro do nosso projeto político mesmo sendo de outra agremiação partidária, ele nunca deixou de nos apoiar mesmo quando o seu partido não estava formalmente aliançado com o nosso. Pelo compromisso desse companheiro, pelo contínuo apoio em todos os momentos de batalhas que enfrentamos e pela convicção de que ele é o melhor nome para governar o Estado é que me posiciono pelo apoio a sua candidatura”.
 

Veja a íntegra da carta:

Prezados (as) Camaradas,

Como a maioria dos militantes e dirigentes de meu partido tem conhecimento, há quase um ano estou afastado de Barra do Garças e da militância partidária, fato que ocorre não por uma opção, mas por força das circunstâncias impostas pela vida. Entretanto, mesmo a tantos quilômetros de distância nunca deixei de acompanhar as questões políticas referentes à cidade que escolhi para ser a minha cidade, nem o Estado de MT e o Brasil.

Como observador tenho acompanhado todas as decisões políticas tomadas pelo meu partido, decisões estas que somente reafirmam a coerência de nossas propostas e o compromisso político com o nosso povo e com nossa pátria, a exemplo da decisão tomada em favor da candidatura da companheira Dilma Rousseff. Mais uma vez o partido reafirma publicamente o seu compromisso com o povo brasileiro e sabiamente aposta numa candidatura capaz de dar continuidade às mudanças empreendidas nos últimos anos pelo Presidente Lula.

Mudanças que certamente não podem ser interrompidas, pois são condições necessárias para o Brasil avançar. Isso só me faz mais convicto de minha opção partidária. Desde que ingressei no PC do B, em 1982 tenho me empenhado na construção do partido. Nesse sentido, além de contribuir com a sua organização no Estado de MT, cuja culminância ocorreu em 1984 assumi, também todas as tarefas que foram entendidas como necessárias à construção de nossas propostas.

Assumi desde a condição de vereador em 1992 (primeiro vereador comunista eleito na história de MT), reeleito em 1996, à condição de Prefeito de Barra do Garças, em 2004. Nesses 26 anos de militância ininterrupta me mantive continuamente à disposição do partido e me centralizei em todas as decisões tomadas, mesmo porque como militante e dirigente partidário participei e ajudei a construir democraticamente todas as decisões nas esferas municipais e estaduais.

Hoje como anunciado anteriormente, encontro-me em uma situação bastante diferenciada de outras que experimentei no passado recente. Moro em outro país. Estudo e tento reconstruir minha vida pessoal e profissional. Construção que certamente terá repercussões sobre a minha militância partidária. Ao aprofundar os meus estudos me constituir melhor educador os resultados advindos dessas reflexões oportunizarão outras contribuições em diferentes esferas sociais e políticas que, não tenho dúvidas, interessam também ao PC do B. Até porque para nós comunistas a formação de nossa militância é fundamental para o avanço de nosso projeto estratégico.

Diante dessa realidade, não poderei participar das discussões e decisões a serem tomadas pelo partido acerca do projeto político em nosso Estado e, particularmente em Barra do Garças. Entretanto, mesmo não ocupando cargo público o capital político acumulado ao longo desses anos de militância, o compromisso com o povo de Barra do Garças e do MT exigem o meu posicionamento diante da disputa em curso que culminará em outubro. Por isso, não poderei me furtar de ter uma posição pública em relação ao que ocorrerá.

Sendo assim, procurarei orientar as minhas posições pelas decisões assumidas pelo meu partido, mas quero de antemão explicitar que em função de compromissos políticos assumidos ainda na gestão como Prefeito de Barra do Garças, compromissos esses que não ferem os nossos propósitos de construção de uma sociedade melhor para todos; que foram feitos à luz de nossas convicções político-ideológicas, assumirei pessoalmente e publicamente a campanha de Wilson Santos para governador do Estado de MT. Esse meu posicionamento se sustenta na convicção de que apesar de ser membro do PSDB ele é a melhor proposta para o Estado.

Exemplar disso é a forma como atuou na condição de Prefeito de Cuiabá. O fato de ser do PSDB não impediu que Wilson Santos se articulasse com o governo Lula o que possibilitou a ele conseguir, junto ao governo federal, mais recursos que qualquer outro prefeito de MT. Os limites evidenciados na gestão Wilson Santos precisam ser examinados tomando como referência a forma nefasta de gestão travada pelo governador Blairo Maggi. Pessoa incapaz de colocar os interesses da população acima das disputas político-partidárias e, que por isso, empreendeu um profundo boicote ao governo de Cuiabá. Essa prática eu conheço bem, foi francamente exercitada sobre a minha gestão como prefeito de Barra do Garças, um dos mais importantes municípios do Estado.

Não fossem as parcerias que conseguimos estabelecer com o governo federal que oportunizaram a construção de creches, escolas, inclusão digital, etc. teríamos sucumbido diante do franco boicote do Governo Maggi. Portanto camaradas, o que se observa nesses últimos seis anos é uma repetição do que vivemos até 2008. Importa destacar, ainda, que Wilson Santos foi sempre um grande parceiro do nosso projeto político mesmo sendo de outra agremiação partidária, ele nunca deixou de nos apoiar mesmo quando o seu partido não estava formalmente aliançado com o nosso. Pelo compromisso desse companheiro, pelo contínuo apoio em todos os momentos de batalhas que enfrentamos e pela convicção de que ele é o melhor nome para governar o Estado é que me posiciono pelo apoio a sua candidatura.

Convicto da justeza e coerência que sempre permearam a prática dos comunistas, da camaradagem que nos permitiu historicamente comungar o sonho pela construção do socialismo, certo de que todos os movimentos que fazemos visam obstinadamente o alcance desse projeto social, despeço-me fraternalmente. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131380/visualizar/