Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 19 de Maio de 2010 às 02:41
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A passagem de uma frente fria vinda do Sul do país provocou o declínio da temperatura, inclusive chuviscos em algumas localidades de Mato Grosso. A mudança no clima, associada uma forte neblina, contribuiu para o controle do fogo na região da serra do Quebra-Gamela, próximo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que queimava desde domingo.

Na Grande Cuiabá, o 9º Distrito de Meteorologia (Disme), localizado em Várzea Grande, registrou nas primeiras horas do dia de ontem a mínima de 14,3ºC. Entretanto, foi na semana passada que a região teve as manhãs mais frias do ano até o momento, conforme o Climatempo. “Foram vários dias com temperatura em torno dos 10ºC ao amanhecer”, informa. Ontem, às 7h40, o termômetro de rua localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) chegou a marcar 16ºC.

Em Chapada dos Guimarães, equipes do Instituto Chico Mendes (ICMBio) continuam monitorando a morraria do Quebra-Gamela. “Por causa da intensa neblina e da queda na temperatura acreditamos que o fogo tenha sido controlado”, informou o gerente do Parque, analista ambiental Maurício Cavalcante dos Santos.

Conforme Santos, eram duas frentes grandes de queimada, em locais de difícil acesso, o que dificultava o controle das chamas, que chegaram a cerca de dois quilômetros do limite do Parque Nacional. A área atingida ou queimada ainda seria verificada. “Acreditamos que o fogo durou 30 horas”, informou.

A suspeita é que o incêndio tenha começado durante atividades de motociclismo, o que é proibido na morraria, considerada área de proteção permanente (APP).

Já a mudança do clima não só surpreendeu como desagradou muitos cuiabanos, que anteontem enfrentaram um calor acima dos 35ºC no período da tarde. “Esse frio não é nada agradável para quem está acostumado com o calor de 40º, ainda mais para quem é dona de casa como eu e que tem cinco filhos. A gente tem que lavar roupa todos os dias e não seca”, disse Lindalva Alexandrina de Souza, 31 anos. “O sol de Cuiabá até incomoda, mas você se senta sob uma sombra, toma um sorvete e se refresca. No frio, não tem para onde correr, só saí de casa hoje porque precisei muito”, acrescentou.

Entretanto, a previsão é que os termômetros voltem a subir a partir desta quinta-feira. “A frente fria permanece até amanhã (hoje) e, depois já a temperatura começa a subir”, informou a diretora do Distrito de Meteorologia, Marina Padilha. Ontem pela manhã, a umidade relativa do ar (URA) era de 97%.

Em volume, o chuvisco ficou abaixo de um milímetro (mm) na Capital e outras cidades do interior como em Matupá, região norte do Estado. No município pantaneiro de Santo Antônio de Leverger, a precipitação foi de 2.3mm.

De acordo com informações do Climatempo, os termômetros nesta quarta-feira não ultrapassam os 26ºC. De hoje até sábado, quando a temperatura deve chegar aos 29ºC, não há previsão de chuvas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131779/visualizar/