Parceria abre mil vagas para garçons na Grande Cuiabá
A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Sindecombares/MT), acabam de firmar um protocolo de intenções que possibilitará, por meio da realização de cursos de formação inicial e continuada, a qualificação de profissionais da área de gastronomia (garçons e garçonetes) em Cuiabá e Várzea Grande. Mil vagas serão abertas.
A parceria tem vigência de um ano, podendo seu prazo ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos, desde que justificada e solicitada antes do término da vigência do acordo em vigor. As pré-inscrições já estão abertas no sindicato da categoria.
A condição de Cuiabá como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a confirmação de Mato Grosso como pólo turístico e a falta de mão-de-obra qualificada no setor de bares e restaurantes, serviram como pontos básicos para a assinatura do protocolo, que já está em fase de execução.
Para atingir os objetivos propostos no acordo, os participantes estabelecerão instrumentos jurídicos específicos, onde constarão os direitos e obrigações de ambas as partes.
Conforme o acordo, a Secitec ficará responsável pela coordenação das atividades que serão desenvolvidas, realização das inscrições e matrículas dos candidatos selecionados, certificar, de acordo com a legislação, os alunos que concluírem o curso, elaborar matriz e elaborar o material didático, disponibilização dos professores e instrutores e elaborar planos dos cursos. Ela também estará encarregada, por meio de seus representantes, de acompanhar e zelar pelo sucesso do projeto.
Para Sidnei da Silva, presidente do sindicato, a parceria retrata muito bem a importância do setor gastronômico para turismo de Mato Grosso e, principalmente, para a categoria. Segundo ele, bem antes da assinatura desde acordo, foi disponibilizada à classe uma ficha de pré-inscrição, com o objetivo de selecionar aqueles que realmente estão interessados na profissionalização e na qualificação.
“A procura é grande. E como a indicação dos alunos para o curso é de nossa responsabilidade, pois só serão inscritos na Secitec aqueles que tiverem o nosso aval, já iniciamos uma ficha de pré-seleção. Por meio dela teremos uma noção básica daqueles que realmente estão interessados no curso. Quem quiser é só nos procurar”, anuncia Sidnei da Silva.
Comentários