Prefeitura de Rondonópolis oferece consultas em parceria com empresas
Prevenir doenças crônicas e evitar internações hospitalares. Este é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde, com o mutirão de atendimento em empresas industriais e comerciais de Rondonópolis. Só nos cinco primeiros meses de 2010, cerca de nove mil pessoas já foram beneficiadas. O trabalho busca alertar os funcionários sobre a importância dos cuidados com a saúde, além de conscientizar para o risco de contaminação de doenças como HIV/AIDS e hepatites virais.
A equipe realiza testes de glicemia capilar, colesterol e medição de pressão arterial, além de vacinação e testes de HIV e PSA (que detecta câncer de próstata). Outra ação é a distribuição de preservativos e de material educativo com orientações sobre prevenção as drogas, as doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar.
Segundo a gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentin Chaves, uma das metas da administração atual é evitar que as pessoas fiquem doentes. “A proposta do prefeito Zé Carlos do Pátio é oferecer atendimento supervisionado à população e melhorar a qualidade de vida da comunidade. Por isso as consultas nas empresas, cadeia pública, penitenciária e agências bancárias”, fala.
Mariúva explica ainda que a ideia é proporcionar aos empregados a oportunidade de realizar exames durante o horário de trabalho. “Sabemos que a maioria não tem tempo de ficar nas filas para aguardar por uma consulta. Aqui eles são abordados pelos enfermeiros e técnicos em enfermagem, recebem orientações sobre saúde e fazem os exames”, enfatiza.
Comentários