Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 17 de Maio de 2010 às 11:13
Por: Marco Domingues

    Imprimir


Os presidenciáveis Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) se encontrarão na quarta-feira, 19, com milhares de prefeitos de todo o país pela 23ª edição da Marcha em Defesa dos Municípios, evento que vai até o dia 20 em Brasília.

No grupo de 80 gestores de Mato Grosso que fizeram oficialmente a matrícula na Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), estão, por exemplo, os prefeitos de Nova Mutum, Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde. Marino Franz, de Lucas, viaja para a capital federal amanhã para ficar dois dias na cidade.

Em pauta as discussões de temas que, direta e indiretamente impactam as prefeituras brasileiras: finanças públicas, turismo, agricultura, educação, saúde, meio ambiente, previdência, saneamento, habitação e mobilidade urbana.

Segundo assessoria de imprensa da AMM, os presidenciavéis tentarão dar as respostas para os problemas que afligem as cidades, e revelarão propostas para resolver os principais problemas dos municípios - incluindo segurança e saúde.

O evento que é considerado o maior encontro municipalista da América Latina, também tratará de fazer lobye em projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional, e que também influenciam na gestão das prefeituras. O presidente Lula estará no evento no último dia para encerrar o evento, segundo informações da Confederação Brasileira dos Municípios (CBM)

De acordo com o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, pelo menos 4 mil (dos 5.563 municípios brasileiros) estarão representados. Ziulkoski entende que a manifestação dos prefeitos é um espaço adequado para reivindicações e troca de experiências. “É aqui em Brasília, em contato com o governo federal, que somos capazes de buscar conquistas para melhorar a vida de muitos brasileiros e fortalecer o municipalismo”, afirma ele.

Entre as conquistas ele ressalta a assinatura do decreto que trata da compensação financeira entre o Regime Geral da Previdência Social e os regimes próprios de Previdência dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. O acordo autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi assinado, segundo Ziulkoski, na marcha organizada no ano passado.

A mobilização será oficialmente apresentada à imprensa hoje pelo próprio  Ziulkoski, a partir das 14h30 na Câmara dos Deputados. Também hoje (17), os gestores poderão adiantar o credenciamento no local da mobilização – Royal Tulip Brasília Alvorada no SHTM – Trecho 1, Conjunto B, Bloco C.

Programação

Dia 18 de maio

9h - Abertura
10h - Reivindicações do Movimento Municipalista e matérias em trâmite no Congresso Nacional que impactam nos Municípios
14h - Informes e debates sobre temas de interesse dos Municípios brasileiros, Oficinas temáticas, V Fórum de vereadores e I Fórum de vice-prefeitos
18h - Entrega do Prêmio Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) .
 
Dia 19 de maio

9h - Participação dos pré-candidatos à Presidência da República
14h - Pauta prioritária e agenda legislativa
17h - Reunião com as bancadas parlamentares (Congresso Nacional)
20h - VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (Unique Palace - SCES, trecho 2, conj. 30).
 
Dia 20 de maio

9h - Lançamento grupo de trabalho CNM para construção da proposta de redefinição do Pacto Federativo
10:30h - Encerramento: Encontro da Presidência da República com os Municípios






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132055/visualizar/