Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Maio de 2010 às 09:57
Por: Cairo Lustosa

    Imprimir


Em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, no dia 18 de maio, o Fórum de Articulação, Combate e Enfrentamento à Violência Sexual (Faces) realizará extensa programação durante todo o dia. As atividades terão início às 7h30 da manhã com uma caminhada pelas principais ruas da região central de Rondonópolis.

O pico da programação será o ato de assinatura do Pacto Municipal pelo Enfrentamento da Violência Sexual contra a Criança e Adolescente por representantes de entidades governamentais e não governamentais. Trata-se de um compromisso público, coordenado pelo Fórum, cuja finalidade é dar visibilidade, buscar a efetivação de políticas públicas de proteção, enfrentamento e combate à violência sexual contra criança e adolescente, na garantia de direitos, conforme a lei federal número 8069/90 (ECA).

“O Pacto representa um conjunto de ações e compromissos que devem ser assumidos pelos agentes governamentais e não governamentais da nossa cidade. Pois, entende-se que se não houver responsabilidades não avançaremos nessa luta”, afirma a coordenadora da Pastoral da Mulher Marginalizada e membro do Faces, Maria Rosely Rodrigues.

Uma comissão executiva foi formada com a retomada do Faces no mês de abril e por meio dela uma série de medidas já começaram a ser estabelecidas. Entidades como Pastoral da Mulher Marginalizada (ligada à Igreja Católica), Secretaria de Assistência e Promoção Social, por meio do Creas, Polícia Militar, Promotoria de Justiça, Vara Especializada da Criança e Adolescente, Mais de Deus Comunicação (ligado às igrejas evangélicas), Conselhos da Criança e do Adolescente, Tutelar, da Mulher, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pastoral da Sobriedade, entre outros, estão entre os que já aderiram ao Faces.

“Acreditamos que haverá mais adesões, pois a sociedade tem entendido a necessidade de unir forças para combater, enfrentar e buscar soluções para essas famílias que sofrem com esse crime que viola os direitos humanos. Até o dia 18 estaremos fazendo visitas buscando sensibilizar as instituições”, explica a presidente do Mais de Deus Comunicação, Karoline Garcia Lustoza, que também faz parte da comissão executiva do Faces.

Diversas autoridades já confirmaram presença no ato da próxima terça-feira como deputados e vereadores, juizes e promotores de Rondonópolis. Além disso profissionais liberais, estudantes universitários e secundaristas também estarão no evento.

A caminhada sairá da Praça Brasil, percorrendo avenida Amazonas, rua Rio Branco, avenida Marechal Rondon, rua 13 de maio, e avenida Cuiabá. A chegada vai culminar no Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz, onde haverá a assinatura do Pacto.

No período da tarde, às 15 horas, um grupo do Faces fará panfletagem com estudantes de escolas públicas da cidade no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertando para o combate à exploração sexual contra criança e adolescente.

18 DE MAIO - Instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

Programação alusiva ao dia 18 de maio - 2010

1. Caminhada pelo Enfrentamento e Combate

         7h30 - Dia 18 de maio, terça-feira. Concentração na Praça Brasil, avenida Amazonas. Saída às 8 horas com encerramento previsto para às 9h30, no Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Percurso: Praça Brasil – avenida Amazonas - Segue até rua Rio Branco – À direita na avenida Marechal Rondon – Sobe na Rua Otávio Pitaluga e segue até a esquina da avenida Cuiabá – Entra à esquerda e encerra o percurso no Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

2. Assinatura do Pacto de Enfrentamento

         9h30 – Dia 18 de maio. O evento será realizado no dia 18 de maio com a presença de representantes da sociedade civil e agentes governamentais, logo após o encerramento da caminhada, no Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus,

3. Panfletagem

         15 horas – Dia 18 de maio. Será na saída de Rondonópolis para Cuiabá. Marco No posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Às 15 horas com membros do Faces e estudantes universitários e secundaristas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132068/visualizar/