Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 15 de Maio de 2010 às 09:20
Por: Glauber Gonçalves

    Imprimir


A 22.ª edição do Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, começa na segunda-feira, no Rio, com discussões sobre temas sociais, políticos e econômicos.

 

Entre os assuntos em debate, estão estratégias para o fortalecimento econômico brasileiro na fase pós-crise, a integração das favelas às cidades, consolidação das instituições políticas e a introdução do carro elétrico no País.

Para a abertura do encontro, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), são esperados o presidente da República em exercício, José Alencar, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e os ministros Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Alexandre Padilha, de Relações Institucionais. O evento vai se estender até quinta-feira, 20 de maio.

Segundo Reis Velloso, esta edição do fórum tem um perfil diferente das anteriores, pois dedicará mais espaço às questões sociais. "Em geral, o fórum tem discutido favelas do ponto de vista de segurança. Mas existe o outro lado, que é a integração social das favelas, uma vez que elas são parte das cidades", diz o ex-ministro.

No fórum, líderes de nove comunidades do Rio entregarão um projeto de integração social ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Carro elétrico. Durante o encontro, serão lançadas as bases para uma estratégia de introdução do carro elétrico no Brasil. Na avaliação de Reis Velloso, a discussão deve envolver montadoras, BNDES, Petrobrás, Ministério da Fazenda e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). "O Brasil é um dos países com maior potencial de geração de energia hidrelétrica. Então, deveríamos estar na vanguarda de toda essa história de carro elétrico."

No painel que vai abordar oportunidades para as grandes empresas são aguardadas as presenças dos presidentes dos conselhos do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter; do Grupo Odebrecht, Emílio Odebrecht; da Andrade Gutierrez, Sérgio Andrade; além dos presidentes da Oi, Luiz Eduardo Falco, e do Grupo Siemens, Adilson Primo. Na programação, também está previsto um painel sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH).

Já o painel sobre o fortalecimento das instituições políticas vai reunir o senador pernambucano Sérgio Guerra, presidente do PSDB, o deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente do DEM, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), e os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Iris Rezende (PMDB-GO). Estarão em discussão o sistema partidário brasileiro e a modernização do Congresso Nacional.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132275/visualizar/