Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 13 de Maio de 2010 às 18:55
Por: Ana Moreira

    Imprimir


A comunidade do histórico bairro do Porto em Cuiabá está promovendo a Feira Raízes do Porto, todas as sextas, das 17h às 21h30, na Praça dos Expedicionários (próximo à Casa do Artesão). São aproximadamente 30 expositores com diversa gastronomia (da típica mojica de pintado ao yakisoba), artesanato e trabalhos manuais. A iniciativa éo dos próprios expositores que se organizaram e partilham as despesas de limpeza e aluguel das mesas e cadeiras que dão comodidade ao público que freqüenta a feira. Segundo a coordenadora do grupo, Deize Azambuja Fioravanti, moradora do bairro, a Feira Raízes do Porto deu certo desde a primeira edição, há um mês.

Fortalecendo a Identidade

Há cinco anos moradores do bairro do Porto vem provocando as autoridades para a revitalização da 2ª região mais antiga de Cuiabá (depois de São Gonçalo Beira-Rio). A região foi reconhecida como Patrimônio Histórico do Estado após uma campanha da sociedade organizada Instituto Usina (publicação de livro, pinturas murais, jornais, oficinas de artes e espetáculos cênicos com interferências).

Em 2008 teve início, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, o estímulo para uma Feira de Artes e Antiguidades na Praça Luiz de Albuquerque Melo Pereira e Cáceres (antigo jardim do Porto) as margens da ponte Júlio Muller. Devida as questões de infra-estrutura do espaço municipal e segurança, a iniciativa foi enfraquecida. Porém, agora está dando certo na Praça dos Expedicionários, esta toda revitalizada.

"Lamentamos que os pontos mais antigos Porto estão abandonados. Mas não desistimos e esperamos que com este movimento de Copa do Mundo, os proprietários destes imóveis olhem com mais atenção para esta região. E que as autoridades recuperem espaços como o Museu do Rio e faça o Parque das Paineiras. A sociedade está fazendo sua parte, atendendo especialmente as crianças com oficinas continuadas de artes, sem descuidar da Economia de seus moradores”, fortalece a coordenadora do Ponto de Cultura Porto Geral, a historiadora Lúcia Picanço.

SERVIÇO
O que: Feira Raízes do Porto
Quando: Toda Sexta-feira, das 17h às 21h30
Onde: Praça dos Expedicionários (enfrente a Casa do Artesão – Senador Azeredo, na Rua 13 de junho esquina com a Rua Senador Metelo)






Comentários

Deixe seu Comentário