O evento ocorre no dia 10 de julho, na Lagoa das Conchas, em Chapada dos Guimarães e promete reunir 5 mil pessoas
Feijoada de Inverno alcança sua 16ª edição
Está lançada a Feijoada de Inverno 2010, uma das mais famosas feijoadas brasileiras. Idealizada pelo jornalista Fernando Baracat, a iniciativa alcança sua 16ª edição consagrando-se como um dos maiores eventos do Estado. O lançamento para imprensa, patrocinadores e convidados ocorreu na noite desta quarta-feira, 12, na residência do realizador do evento.
Resultado da fusão de costumes alimentares europeus e da criatividade do escravo africano, a feijoada é símbolo da culinária nacional e sinônimo de alegria e diversão. E somado a essa singularidade, está o caráter cultural da iniciativa que celebra a música e a vida. Em 2010, a Feijoada é apresentada pelo Frigorífico Excelência e Personalitté, e ocorre no dia 10 de julho, a partir das 12h, na Lagoa das Conchas, em Chapada dos Guimarães.
A expectativa dos organizadores do evento é de reunir 5 mil pessoas num cenário especialmente preparado para receber o público com muito conforto. O projeto arquitetônico leva a assinatura de Marcelo Epaminondas.
Em 16 anos de história, incentivando o turismo local, a Feijoada de Inverno colhe os frutos de um evento que cumpre seu papel social. Durante todos esses anos, mais de 6 mil pessoas foram beneficiadas com campanhas de doação de cobertores e mais de 1.500 mudas de árvores foram plantadas, além de milhares de empregos gerados. Neste ano, serão mais de 3 mil.
No dia da festa, mais de 80 homens farão parte do esquema de segurança privado, com auxílio da Polícia Militar, para evitar quaisquer transtornos aos convidados. O local será preparado com saídas de emergência, ambulância para primeiros socorros e estrutura de combate a incêndio.
Atrações – De música eletrônica, passando pelo sertanejo, ao som da Bahia. Um pouco de cada ritmo e segmento musical estará presente no evento. Representando o sertanejo os irmãos mato-grossenses, da cidade de Barra do Garças, Ricco & Léo mostram porque, em pouco tempo de trabalho, se tornaram uma das revelações do Centro-Oeste.
O DJ residente da Feijoada Vasco Neves faz uma viagem pelo passado, tocando os melhores hits dos anos 80 e 90, além de mostrar o que há de novo na cena musical. Bandas regionais como Artmanha e Toque de Prazer também marcam presença.
E que rufem os tambores! Banda Motumbá – que tem um som que já fez sacudir públicos de todo o Brasil – é a grande atração do evento. O nome do grupo significa, em yorubá, um pedido de bênção a Olorum, o Deus supremo dos yorubanos, referência a religião africana.
Com a proposta de fundir ritmos, o estilo da banda é o axé percussivo com muitas influências, em um repertório variado, que inclui sucessos da música pop, afro, samba reggae, MPB e mais autêntica música baiana. O que se ouve e vê é uma performance madura e de muito bom gosto com clássicos do carnaval e do axé das antigas, tudo misturado ao som de timbaus, metais, cordas e pandeiros. A tônica da banda é a miscelânea musical.
Um dos sucessos é a música “Bororó”, uma mistura de carimbo, samba reggae e calypso. A banda de Alexandre Guedes (cantor, compositor, percussionista e arranjador) tem a proposta de fundir novos ritmos em busca de um som que traduza a alma baiana.
O compromisso com a cultura regional continua. Além das atrações musicais, uma exposição de artesanato mato-grossense será montada divulgando a beleza da arte destas terras.
Na estrada – Após o lançamento em Cuiabá, uma equipe da Feijoada de Inverno pega a estrada. É a Caravana do Feijão que segue rumo ao interior de Mato Grosso, de onde partem tradicionalmente muita gente bonita em grandes comitivas em direção a Chapada dos Guimarães para participar da festa. Os lançamentos ocorrem em Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sorriso e Lucas do Rio Verde.
Camisetas – O primeiro lote de ingressos e camisetas, sendo obrigatório seu uso no dia da Feijoada, já está à venda na Casa de Festas, a partir deste dia 13 de maio, no valor de R$ 120,00, divididos em 3 vezes no cartão de crédito.
Apoiam a iniciativa Frigorífico Excelência, Grupo Atalaia por meio da Personalitté, Revista Camalote, Supermercados Comper, Banco do Brasil, Help Vida, Lebrinha, Hospital Santa Rosa, Shopping Pantanal.
Comentários