Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 12 de Maio de 2010 às 11:53
Por: Julio Tabile

    Imprimir


A primeira reunião do ano do Comitê de Gestão Estadual do Fogo debateu o alerta do aumento dos focos de queimadas no Estado. O monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) revela que a qualidade do ar já está prejudicada, principalmente, em municípios como Sorriso, Tapurah e Juara.  Em 2009, foram registrados 1.350 focos de calor no Estado. Este ano, só nos quatro primeiros meses, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram 1.800 focos. Feliz Natal lidera com 157, seguido de Querência com 131, Nova Ubiratã com 112 e, Cocalinho, 81.

Conforme a Defesa Civil, o trabalho de prevenção às queimadas será intensificado a partir de agora. O superintendente Agnaldo Ferreira, alertou que, se for preciso, o período proibitivo das queimadas (de julho a setembro) pode ser antecipado. "Enquanto os fatores climatológicos não estiverem de acordo, este comitê de gestão do fogo tem condições de estar propondo ao governo esta atencipação de proibição das queimadas", disse, em entrevista à TV Centro América.

Em Sinop, a Secretaria de Meio Ambiente está buscando, junto ao governo, recursos para aquisição de três caminhões pipa. Dois para atuar no perímetro urbano e outro para a Gleba Mercedes (80 km de Sinop). Brigadistas também deverão ser treinados para atuar no combate às queimadas urbanas, mas ainda sem data definida para contratação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132739/visualizar/