Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Maio de 2010 às 11:29

    Imprimir


Com o objetivo de disseminar o conhecimento e proporcionar o acesso à informação e cultura para a população de Nova Olímpia, o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e a Usinas Itamarati  lançam amanhã, 13, às 10h, um  programa que contribuirá para a melhoria da educação no município: a ‘Indústria do Conhecimento’. A cerimônia de inauguração contará com a presença de representantes do Sistema Fiemt, do Sesi-MT, da Usinas Itamarati e da Prefeitura de Nova Olímpia, que é parceira do projeto.

Localizada no Jardim das Oliveiras, na Praça Padre Cícero, a ‘Indústria do Conhecimento’ é um centro multimídia que oferece acesso gratuito à informação por meio de livros, gibis, vídeos, DVDs, internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, cidadania e inclusão digital. Com uma estrutura física de 100 m², a ‘Indústria do Conhecimento’ possui 10 computadores com acesso à internet, mesas e cadeiras para leitura, pesquisa e estudos e um acervo inicial composto de 1.300 títulos impressos, 10 mil títulos em mídia eletrônica e 100 gibis, que será renovado periodicamente. 

Para a construção e estruturação do centro multimídia, o Sesi-MT fez um investimento de aproximadamente R$ 300 mil. Em Nova Olímpia, a Usinas Itamarati é a indústria parceira do projeto e será responsável pela gestão e funcionamento da unidade, juntamente com a Prefeitura Municipal, que cedeu profissionais para serem monitores no local. “Com mais esta iniciativa, reforçamos nossa contribuição para melhorar a educação no Brasil e reafirmamos o compromisso da instituição com a qualidade de vida do trabalhador. A qualificação dos cidadãos depende de uma boa educação básica,  do acesso à cultura e especialmente à leitura, sendo este o principal motivo de inaugurarmos mais esta Indústria do Conhecimento”, pontua a gerente de Operações do Sesi-MT, Ana Cristina Azevedo.

Esta é a quarta unidade que o Sesi-MT inaugura no Estado. Em janeiro deste ano, foram entregues duas em Cuiabá, localizadas na Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic) e na Associação Espírita Wantuil de Freitas, e uma em Várzea Grande, na indústria Refrigerantes Marajá. No dia 21 de maio será inaugurada a quinta ‘Indústria do Conhecimento’ em Rondonópolis, de um total de dez unidades previstas para serem construídas em todo o Estado. “Este é um projeto com grande impacto social, pois não se trata apenas de uma biblioteca, mas uma completa estrutura, com diversas ferramentas que ampliam o acesso do trabalhador e seus dependentes à leitura e ao conhecimento”, afirma a gerente.

O projeto surgiu depois da constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet. “Não só em Mato Grosso, como também em todo o país, o projeto tem o relevante papel de estimular a responsabilidade social da empresa e contribuir para o desenvolvimento da região”, pontua o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan.

INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO – O projeto compõe o programa Educação para a Nova Indústria, executado pelo Sistema Indústria em todo o país, que prioriza os investimentos em educação básica e profissional. O Sesi tem como meta implantar 230 módulos do ‘Indústria do Conhecimento’ em municípios de todos os Estados brasileiros até o final deste ano.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132744/visualizar/