Reunião define estratégias da CUT para segundo semestre
O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), Julio Cesar Martins Viana, participa, a partir de hoje (11), da reunião Direção Nacional da Central. O encontro ocorre até esta quinta-feira (13), em Brasília (DF).
Dentre os pontos discutidos estão, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, trabalho doméstico, trabalho decente, e Jornada de Desenvolvimento da CUT. “É nesta reunião que se define a agenda da entidade para o segundo semestre e norteia os encaminhamentos relacionados aos direitos dos trabalhadores”, afirmou o presidente da CUT/MT.
Ele ressaltou a importância da articulação dos movimentos sociais pela aprovação da redução da jornada de trabalho. Segundo ele, a proposta visa à ampliação de postos de trabalho, além da formação profissional em todos os níveis. “A PEC (Proposta de Emenda a Constituição) 231/95 tramita no Congresso Nacional há 14 anos, por isso precisamos ser vigilantes e persistir na luta para que ela seja aprovada", frisou Julio Viana.
A reunião também tem a tarefa de potencializar as resoluções do 10º Congresso Nacional da CUT (Concut), realizado em agosto de 2009, que teve como tema “Desenvolvimento com Trabalho, Renda e Direitos”. Os temas serão abordados em mesas de debates, que irão culminar numa resolução visando à orientação para o próximo período, com ações e responsabilidades definidas.
Comentários