Pontão realiza oficinas de musicalização e fabricação da viola-de-cocho em Várzea Grande
Pontão de Cultura Viola de Cocho realizará oficinas de musicalização e fabricação da viola-de-cocho, em Várzea Grande, aberta ao público geral. As inscrições podem ser feitas na sede da Associação Folclórica, localizada na COHAB Nossa Senhora da Guia e na Assessoria de Cultura de Várzea Grande. A inscrição é gratuita e as aulas começam na próxima quarta-feira, (12.05).
Segundo a coordenadora do Pontão, Terezinha Quilombola, o objetivo desta atividade é transmitir os conhecimentos artesanais ensinando a produção, manipulação e acabamento da viola-de-cocho, instrumento de grande importância para a musicalidade e cultura mato-grossense.
As oficinas acontecerão na sede da Associação Folclórica Várzeagrandense (ASFOLVAG), localizado na Rua 08, Quadra 14, Casa 19, na Cohab Nossa Senhora da Guia no Bairro Água Limpa. A aula, que tem início no dia 12 de maio, se estende até o dia 02 de junho, quando acontece a entrega de certificado aos participantes.
As atividades serão ministradas por mestres cururueiros do Vale do Cuiabá, residentes em Várzea Grande. As aulas acontecerão nos períodos matutinos e vespertinos, sendo que no período matutino ocorrerá a oficina de musicalidade e a oficina de fabricação da viola-de-cocho acontecerá nos dois períodos.
A viola-de-cocho é considerada patrimônio histórico imaterial de Mato-Grosso e a sua divulgação como instrumento de conhecimento, estudo e adoração são expressões que configuram o objeto como fator cultural-social de perpetuação e desenvolvimento humano.
Pontão de Cultura da Viola-de-Cocho – a sede em Cuiabá foi inaugurada no dia 11 de março de 2010, na Secretaria de Estado de Cultura.
Fruto do convênio n° 702690/2008 “Casa Cuiabana: Centro Cultural da Viola de Cocho” com o Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT) ,Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Cultura , este projeto envolve mais de dez municípios do Vale do Cuiabá, Centro e Sudoeste de Mato Grosso com atividades ambientais (fomentar o plantio de mudas que oriundam a matéria prima para construção da viola de cocho), econômicos (fomentar a capacitação de artesãos de viola de cocho), cultural (formação musical com base no instrumento Viola de Cocho e a formação cênica de danças e representações da Cultura Popular Mato-grossense, sobretudo o Cururu e o Siriri), e social (divulgar a Viola de Cocho como instrumento-símbolo da Cultura Matogrossense).
Mais informações pelos telefones:
- 3686-9013 – ASFOLVAG
- 3686-3933 – Res. “Seo” Mário – falar com Larissa.
- 3688-3641 – Assessoria de Cultura VG.
SERVIÇO:
O que: Oficina de musicalização e fabricação da viola-de-cocho
Período de Inscrição: 19 de abril à 10 de maio
Local: ASFOLVAG - Associação Folclórica Varzeagrandense
Data das oficinas: 12/05 à 02/06/10
Horário: 8 às 18 h – Inscrição gratuita e vagas limitadas
Comentários